Controle qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Controle de Qualidade na Farmácia Magistral
O trabalho de controle de qualidade realizado pela farmácia magistral passa por uma série de etapas, e os farmacêuticos monitoram todo o processo paragarantir a eficácia do produto preparado:
1 - Qualificação dos fornecedores - A farmácia magistral antes de comprar suas matérias-primas e embalagens, precisa qualificar os fornecedores através daexigência de documentos que comprovem sua regularidade fiscal e sanitária, envio de laudos técnicos dos insumos os quais comprovam a qualidade dos mesmos, além da certificação de auditoria realizada pelaprópria farmácia ou por entidade representativa, como a Associação Nacional de Farmácias Magistrais – ANFARMAG.
2- Na chegada dos insumos adquiridos dos fornecedores qualificados, há a primeiraconferência na área de recebimento por um profissional treinado, que verifica as condições das caixas e embalagens primárias dos produtos. Neste momento, se alguma irregularidade for identificada, é feita adevolução ao fornecedor.
3 - Aprovada na área de recebimento, a matéria-prima é encaminhada ao Laboratório de Controle de Qualidade (CQ) da farmácia, onde passa por análises de identificação, emequipamentos e testes específicos . Se o resultado das análises não estiver de acordo com os resultados do laudo técnico e da ficha técnica da farmácia, a matéria-prima é reprovada. Se os resultadosestiverem de acordo, a matéria-prima é aprovada e encaminhada ao almoxarifado e conforme necessidade, ao laboratório onde será preparado o medicamento ou produto magistral.
4 - Além dessas análisesrealizadas pela farmácia magistral em todos os insumos adquiridos, outras análises são realizadas por laboratório de Controle de Qualidade terceirizado, como: água potável, água purificada, doseamento decápsulas, matérias-primas, bases galênicas, como cremes, géis e pomadas, dermocosméticos, homeopatia, entre outras.
5 – Após a preparação dos produtos nos laboratórios da farmácia, há controles...
tracking img