Estocolmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA DE HOTELARIA E TURISMO DO ESTORIL
Ano Letivo 2011/ 2012
Disciplina de Turismo
Professora Cláudia Demétrio

Capital Europeia da Cultura
1998
ESTOCOLMO
Curso de Operações Turísticas e Hoteleiras
3º Ano Turma A
Nº 22 Sofia Fonseca

ÍNDICE
Introdução Pág 3
Localização Pág 4
Capital Europeia da Cultura Pág 5
Arquitetura Pág 6
Literatura Pág 13
Museus Pág 14
Teatros Pág 16Onde Dormir Pág 17
Onde Comer Pág 19
Conclusão Pág 20
Bibliografia Pág 21

Introdução
Com o presente trabalho pretendo demonstrar e explicar o motivo pelo qual a cidade de Estocolmo foi escolhida como Capital Europeia da Cultura no ano de 1998.
Destacando-se o aspeto cultural e turístico da cidade, assim como pormenores que valorizam e fazem com que esta cidade se destaque perante outras daEscandinávia.
Para além dos aspetos Culturais que vou focar como a Literatura, Arquitetura, Teatro, Museologia, falarei também sobre os edifícios considerados Patrimônio Cultural da Humanidade, de acordo com a UNESCO, assim como alguma sugestões de alojamento e restauração.

Localização

Estocolmo fica na parte da costa oriental da Suécia. Está situada num arquipélago de catorze ilhas eilhotas, unidas por 53 pontes, na região onde o lago Mälaren encontra o mar Báltico.
A fisiografia da cidade é muito homogénea, sendo que predominam as planícies, chegando no máximo a 200 m de altitude em alguns pontos. Cerca de 30% da cidade está coberta de canais e outros 30% são ocupados por parques e zonas verdes, proporcionando à cidade um clima mais favorável do que se deveria esperar,principalmente devido à elevada latitude no contexto europeu.

Uma vez que a cidade é construída sobre ilhas tentou-se popularizar o apelido de "Veneza do Norte".

Estocolmo como Capital Europeia da Cultura
A escolha da cidade de Estocolmo como Capital Europeia da Cultura provém da qualidade de vida, que é uma das melhores do mundo.
Estocolmo tem sido o centro cultural, político e econômico daSuécia desde o século XIII. A cidade é especialmente conhecida pelos seus edifícios e parques. Estocolmo é uma das cidades mais visitadas dos países nórdicos, com mais de um milhão de turistas internacionais por ano.
A maior cidade da Escandinávia é a capital da Suécia, a belíssima Estocolmo.
Hoje a Suécia é detentora do mais alto padrão de vida do mundo e uma qualidade de vida acima da média dasmelhores cidades.
Por falar em tranquilidade, não há policiamento nas ruas. As ruas são muito limpas e estão invadidas por ciclistas, que sempre têm a preferência. O trânsito não é stressante, todos respeitam o semáforo, há lugar marcado nos passeios para as bicicletas, portanto, os pedestres (e principalmente os turistas desavisados) convém terem cuidado para não invadirem o espaço, senão, sãofacilmente atropelados. O uso da bicicleta é tão comum que é fácil ver um casal ir ao Teatro de bicicleta.
Estocolmo e Hamburgo foram designadas as primeiras "capitais verdes". A capital sueca será a Capital Verde Europeia em 2010, sucedendo-lhe a cidade de Hamburgo em 2011.
O júri ficou especialmente impressionado com o vasto programa da cidade de Estocolmo destinado a melhorar a qualidade de vidaatravés da depuração das águas, da redução da poluição sonora, de um sistema integrado de tratamento de resíduos, de um sistema de aplicação de taxas para combater o congestionamento do trânsito e da criação de áreas de recreio, nomeadamente de praias.

Arquitetura
Arquitetura em Estocolmo tem uma história que remonta ao século 13, possivelmente até mais. Os edifícios em Estocolmo sãocaracterizados pela sua localização única entre o Lago Mälaren e o Mar Báltico.The Hanseatic League during the great period of industrialization saw a strong desire to shape the city into a modern one. A Liga Hanseática durante o grande período de industrialização viu um forte desejo de moldar a cidade num mais moderno.
Most major buildings in Stockholm are mainly designed by influences from abroad....
tracking img