Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO TEXTO "O CAMPO E A ABORDAGEM ANTROPOLÓGICOS"

A antropologia surgiu no final do século XVIII,até então não se havia aplicado métodos científicos ao estudo do homem.A principio foramestudadas as sociedades longinquas,ditas primitivas e localizadas fora do ambiente europeu,este fato foi muito influenciado pela colonização.

A partir do século XIX os antropólogos depararam-se com umproblema sobre seu objeto de estudo,as sociedades primitivas,que pela evolução social iriam deixar de existir,foi necessário reavaliar o campo de atuação da antropologia e concluiu-se que o homemdeveria ser estudado como um todo no espaço e no tempo,ou seja por inteiro.

Conforme o texto,a antropologia pode ser dividida em cinco principais áreas:antropologia biológica,leva em consideração asinfluências dos valores culturais nos indivíduos buscando identificar o que é inato ou adquirido através da genética das populações;antropologia pré-histórica,que busca reconstituir as sociedadesantepassadas;antropologia linguistica,remonta as formas de comunicação humana;antropologia psicológica,consiste no estudo dos processos e do funcionamento do psiquismo humano;antrpologia social,estuda asociedade em tudo que a constitue.

Diante de um conceito geral os antropólogos devem estar preparados para o contato com sociedades diferentes e avaliá-las aproximando-se ao máximo da culturadesta,pois é uma característica humana "criar novas formas de vida e organização".

A abordagem antropológica inicia-se com a "revolução do olhar",as características das sociedades devem encaradas como umamanifestação cultural e não natural.

O texto evidencia algumas dificuldades enfrentadas pelos antropólogos,o nome da disciplina é uma delas,"etnografia ou antropologia"?Há também o questionamentosobre a utilidade e o grau de cientificidade,sendo o sujeito e o objeto de estudo da mesma natureza,além disso existe a relação com a história que contraria alguns antropólogos.

Para o autor o...
tracking img