Estilo de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões

1. Conceitue estilo de aprendizagem?


A escola que freqüentamos, baseia-se no modelo educacional ainda predominante no nosso país, o da educação homogênea. À primeira vista esta visão pode parecer justa, mas se refletirmos um pouco mais, lembrando de algumas situações vividas por nós mesmos durante a vida escolar, pode encontrar indícios de que a educação homogênea nãoatinge a todos de forma igual e eqüitativa. Ao contrário, lutamos o tempo todo para adaptarmo-nos a um modelo de aprendizagem que freqüentemente não nos serve; tentamos desenvolver estratégias para lidar com essa dificuldade e aprendemos a conviver com o fracasso e os rótulos impostos pelas avaliações.

Cada indivíduo apresenta um conjunto de estratégias cognitivas que mobilizam o processode aprendizagem. Em outras palavras, cada pessoa aprende a seu modo, estilo e ritmo.

2. Enumere os principais estilos de aprendizagem?

Físico, interpessoal, lingüístico, matemático, musical e visual.

3. Conceitue ensino e quais são os principais tipos de ensino?

O ensino é uma forma sistemática de transmissão de conhecimentos utilizada pelos humanos para instruir eeducar seus semelhantes, geralmente em lugares conhecidos como escolas.

4. Explique com suas palavras os principais tipos de ensino?

O ensino pode ser praticado de diferentes formas. As principais são: o ensino formal, o ensino informal e o ensino não-formal. O ensino formal é aquele praticado pelas instituições de ensino, com respaldo de conteúdo, forma, certificação, profissionais deensino. O ensino informal está relacionado ao processo de socialização do homem. Ocorre durante toda a vida, muitas vezes até mesmo de forma não intencional. O ensino não-formal, por sua vez, é intencional. Em geral é aquela relacionada a processos de desenvolvimento de consciência política e relações sociais de poder entre os cidadãos, praticadas por movimentos populares, associações, grêmios,etc.

5. Conceitue seminário (o que é um seminário)?

Seminário é um procedimento metodológico, que supõe o uso de técnicas (uma dinâmica de grupo) para o estudo e pesquisa em grupo sobre um assunto predeterminado.
O seminário pode assumir diversas formas, mas o objetivo é um só: leitura, análise e interpretação de textos dados sobre apresentação de fenômenos ou dadosquantitativos vistos sob o ângulo das expressões científicas-positivas, experimentais e humanas.
6. Quais são as etapas de um seminário?

Etapas do seminário:
 
O coordenador propõe o estudo, indica a bibliografia mínima, forma os grupos, escolhe o comentador e o secretário. O grupo formado escolhe o organizador, decide o número de relatores, inicia o trabalho de pesquisa. Reuniõessucessivas são realizadas sob a orientação do organizador para:
 
- determinação do tema central (“o fio condutor”);
- divisão do tema central em tópicos;
- análise do material coletado;
- síntese das idéias dos diferentes autores analisado sob forma de Introdução (breve exposição do tema central); Desenvolvimento (explicação, discussão e demonstração);
-conclusão (síntese de toda a reflexão) e Bibliografia (de acordo com as normas da ABNT)
 
Concluídos os estudos e pronto o seminário. A classe se reúne sob a orientação d coordenador. O(s) relator(es) em aula apresentam os resultados e devem se utilizar de recursos audiovisuais ou escritos para os assistentes. O comentador, após a exposição, intervém com os subsídios e críticas. Aclasse participa das discussões e debates, fazendo indagações , reputando ou não informações. O coordenador do seminário az uma síntese e encaminhada para as conclusões finais, fazendo a avaliação do seminário.
 



7. Qual a diferença entre competência, eficiência e eficácia?

-Competência é a capacidade de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo...
tracking img