Estilos de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTILOS DE APRENDIZAGEM

Andrea Andrade Braga

Prof. Giancarlo Moser

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED0070) –
06/11/2010

RESUMO

A aprendizagem pode ser definida como uma modificação sistemática do comportamento, por efeito da prática ou experiência, com um sentido de progressiva adaptação ou ajustamento. Comportamento aqui, não étomado apenas no sentido de reações explícitas ou de ação direta sobre o ambiente físico, como manipular, locomover-se, juntar coisas, separá-las, construir; mas, também no de reações simbólicas, que tanto interessam à compreensão da vida social, observadas em gestos, na fala, na linguagem gráfica, como, ainda, no de comportamentos implícitos, que as reações simbólicas vêm a permitir, comoperceber, compreender, imaginar e pensar de modo coerente. Cada indivíduo possui e apresenta uma maneira própria de aprender, a forma individual de adquirir conhecimento é definida como estilos de aprendizagem. Por exemplo: aquelas crianças que aprendem com maior facilidade cantando músicas, outras através de brincadeiras, pinturas, brinquedos pedagógicos, entre outros.

Palavras-chave: Aprendizagem,estilos e pessoas.

1 INTRODUÇÃO

A aprendizagem é um processo de transformação relativamente permanente do comportamento, em resultado do desempenho prático ou experiências de certas tarefas especificas. O método que uma pessoa usa para adquirir conhecimento é um estilo de aprendizagem. Cada indivíduo aprende do seu modo pessoal e único.
Um estilo de aprendizagem não é o que apessoa aprende e sim o modo como ela se comporta durante o aprendizado. Estilos de aprendizagem ajudam a explicar porque uma criança pode aprender a dizer todo o alfabeto após ler um livro de alfabetização, enquanto que outras podem aprender a mesma coisa brincando com blocos de construção que tenham letras, e ainda outras podem aprender o mesmo, cantando músicas.
As crianças devem serentendidas como indivíduos que se desenvolvem, ou não, a partir do que o meio sociocultural lhes disponibiliza não só concretamente, em termos de ofertas dos instrumentos materiais necessários para a aprendizagem, mas também dos processos de raciocínio que o homem adquiriu ao longo de milhares de anos de evolução.
Neste estudo, pretende-se estabelecer os sete principais estilos de aprendizagem, bemcomo seus objetivos e as sugestões de atividades para alcançá-los.

2 ESTILO FÍSICO:

Esses indivíduos utilizam bastante a expressão corporal, as pessoas que apresentam esse perfil geralmente são inquietos, bisbilhoteiros e destruidores de seus brinquedos, querem saber como ocorre o funcionamento dos mesmos.
Interagem melhor através do contato manual e corporal, costumam tergosto pela pratica de esportes, dança, invenção e construção de algo.
Como sugestão de atividades é possível realizar aulas pratica com montagens e construções de objetos e simulações; incluir aulas virtuais em computadores e alternar momentos teóricos e práticos durante as aulas.

3 ESTILO INTRAPESSOAL

São pessoas solitárias, as que marcham conforme o ritmo da sua própriaconveniência e podem ser descritas pelos outros como tímidas. Estas pessoas não são anti-sociais, elas apenas pensam melhor quando são deixados à vontade para ditarem seu próprio ritmo.
Relacionam-se melhor com o mundo sob uma ótica independente e através da auto-reflexão. As atividades que elas mais gostam e são bem sucedidas inclui escrever, pesquisar e explorar a internet.
Quando estãoaprendendo ou adquirindo capacitação na escola, os aprendizes obterão melhores resultados com atividades onde possam trabalhar sozinhos, realizar projetos independentes com eles e requisitar trabalhos de pesquisa.

4 ESTILO INTERPESSOAL

É aquela pessoa extrovertida, relaciona-se melhor com o mundo através de suas interações com os outros, apresenta melhor entendimento com pessoas que...
tracking img