Estatuto e etica do advogado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Advogado e ética profissional
Quantos de nos temos um medico particular na família, que chamamos sempre quando passamos por momentos de urgência na saúde ou quando apenas temos um resfriado .
Esse medico com certeza já faz um certo tempo que esta em nossa família atuando sempre com dignidade ,responsabilidade,dever e ETICA,por isso temos a confiança nele para casos simples e casosgraves.
Essa relação com o medico da família ,deveria ser transmitida para a Advocacia de hoje,depositando ao Advogado, a mesma confiança e segurança para casos simples (de conciliação) ou casos mais graves(disputas de litigios)
Mas como o advogado consegue aderir essa confiança ao seus clientes e bons olhos a sociedade?
A população já não se contenta apenas com profissionais conhecedores dalei,mas clama por profissionais que sabem manipular essa lei com ética.E agir com ética é agir preocupado com as pessoas.
É papel das melhores Faculdades de Direito formarem o jurista, profissional apto a conciliar o conhecimento técnico das normas legais com um proceder pautado nos valores morais, visando ao mesmo tempo proteger o homem e construir o cidadão.

O advogado é defensor da sociedade,érepresentante do povo diante do estado.É ele que fala por nós quando estamos clamando por justiça.É nele que depositamos a esperança de valer o nosso direito.

Como o papel do advogado é com a sociedade,ele deve se preocupar com seus hábitos e costumes,tanto social como individual.Visando sempre agir com ética.

O que é Ética? A origem da palavra ética vem do grego “ethos”, que quer dizer omodo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o “ethos” grego, para o latim “mos” (ou no plural “mores”), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. Tanto “ethos” (caráter) como “mos” (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é “adquirido ou conquistado por hábito” (VÁZQUEZ). Portanto,ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.

A ética tem um papel importantíssimo na sociedade pois lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras,trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.Sendo assim o Advogado deve sempre agir com Ética, pois atua de uma maneira direta na sociedade.Se o Advogado agir sem ética vai estar saindo de sua conduta,saindo de um princípio importantíssimo de sua profissão ,pois como ele atua como múnus publico não vai estar de umamaneira favorável a interagir com seus clientes .

A ética profissional é o conjunto de regras de comportamento do advogado no exercício de suas atividades profissionais,tanto no seu ministério privado,como na sua atuação publica.

É dever do advogado no exercício profissional o respeito ilimitado ás regras deontologicas.Além de ter postura ética, é conveniente a conduta privada,irrepreensível eajustada nos ditames da advocacia.
O papel do advogado deve ser socialmente preservado e valorizado. O respeito e valores éticos e morais são essenciais ao exercício da advocacia pois o atributo do advogado é sua moral.Advocacia é sacerdócio;a reputação do advogado se mede por seu talento e por sua moral.
*
Diante danoticia da casos escandalosos com patrimônios públicos ou delitos de crueldade,é difícil a sociedade entender o por que o Advogado deve defender essa parte.Geralmente a sociedade se revolta não apenas com o acusado mas com o Advogado que apenas cumpri seu dever, e se questionam como é possível atuar em favor desses respectivos acusados?

Diz o art.5° inciso LV da Constituição Federal - aos...
tracking img