Estatitisca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

DISCIPLINA: ESTATÍSTICA
PROFESSOR: MARCONE SOARES DA SILVA

CAPÍTULO I
A NATUREZA DA ESTATÍSTICA

1) INTRODUÇÃO GERAL

A Estatística acompanha o surgimento do próprio homem, através das várias épocas, até nossos dias atuais. Na idade média colhiam-se informações geralmente com finalidades tributárias ou bélicas; vários povos já registravam o número de habitantes. Logo depoisapareceram os registros de fatos sociais tais como: número de nascimentos, batizados, casamentos, funerais, faziam estimativas das riquezas individuais e social distribuíam eqüitativamente terras ao povo etc. dando origem as tabelas e gráficos.

2) COMO UTILIZAR A ESTATÍSTICA
No dia-a-dia das pessoas e nas mais diferentes atividades, é comum, ter que descrever fenômenos, comportamentos epreferências, comparar medidas, detectar relações, diagnosticar situações, prever as formas como determinados eventos se distribui, as conseqüências de certos conjuntos de ações, planejar o que fazer para que certo evento ocorra e buscar as soluções que atendam as necessidades particulares ou coletivas, estimar valores e propriedades populacionais, escolher modelos que melhor descreva determinado conjunto dedados e determinar razoabilidade das diferenças entre parâmetros resultantes de conjuntos distintos. E, para, tanto, é comum recorrer à estatística. A Demografia vale-se dela para estudar populações (tamanho, movimentação física, crescimento estruturas dos indivíduos), A Economia, para tomar decisões (governamentais e privadas), e a Administração, para evidenciar situações instantâneas e estimarposições futuras (de vendas, patrimônio, crescimento de desempenho das empresas). E há muitos outros usos em psicologia, educação, sociologia, política, biologia, geografia, meteorologia, medicina, física, química, engenharia etc.
Outros exemplos de utilização da estatística:
• Renda salarial média de uma família;
• Probabilidade de chuva;
• Surto de umaepidemia de uma determinada doença;
• Média de nota de uma classe;
• Censo econômico;
• Recenseamento;
• Desempenho de um funcionário de uma empresa etc.
3) OBJETIVOS DA ESTATÍSTICA
É a análise e integração de fenômenos sociais de qualquer natureza com o intuito de fornecer ao homem dados suficientes para planejamento de ações futuras.
4) O QUE É A ESTATÍSTICA?É a ciência que tem por finalidade a pesquisa e a compreensão dos fatos gerais e particulares verificados no movimento social. Cuida da coleta, tabulação dos dados, análise e interpretação dos dados experimentais com o fim de obter conclusões para a tomada de decisões.
5) DIVISÃO DA ESTATÍSTICA

Dividimos a estatística em três principais ramos:
i. Estatística Descritiva: utiliza númerospara descrever fatos, envolve a organização e a sumarização de dados e em geral a simplificação de informações que podem der muito complexas. A finalidade é tornar os problemas mais fáceis de entender, de relatar e discutir;
ii. Estatística Inferencial ou Indutiva: Envolve a análise e a interpretação de dados amostrais;
iii. Teoria das Probabilidades: Proporciona uma base racional para lidarcom situações influenciadas por fatores relacionados com o acaso. Assim como os jogos de dados, cartas, basquete, futebol, etc.
6) MÉTODO ESTATÍSTICO
a) Método Científico
b) Método Experimental
c) Método Estatístico:
Diante da impossibilidade de manter as causas constantes, admite todas essas causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, nos resultadosfinais, que interferências cabem a cada uma delas.(nas ciências sociais: renda salarial, classe social, nível de escolaridade etc).
d) Fases do Método Estatístico:
1º) Definição do problema: Saber exatamente aquilo que se pretende pesquisar é o mesmo que definir corretamente o problema.
2º) Planejamento: Como levantar informações? Que dados deverão ser obtidos? Qual levantamento deverá ser...
tracking img