Estatistica ensaio materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estatística de ensaio de materiais início Mayara


Muitos experimentos podem ser executados e analisados com um básico entendimento descritivo estatístico. Ensaios bem sucedidos precisam de tempo suficiente dedicado ao planejamento prévio.

Porque conduzir ensaios?

Conduzir ensaios é uma ocorrência da vida moderna. Um ensaio pode ser conduzido para:

Determinar viabilidade de uma novaidéia.
Selecionar potenciais candidatos para substituição de um produto já existente.
Determinar como produzir variáveis que afetará a qualidade do produto e do processo.
Aperfeiçoar o processo do produto.
Resolver um problema.
Reduzir custos.



Estatística

s. f.
1. Ramo das matemáticas aplicadas cujos princípios derivam da teoria das probabilidades, que tem por objeto o agrupamentometódico assim como o estudo de séries de factos ou de dados numéricos.
2. Quadro numérico de um facto que se presta à estatística: Estatística da natalidade.
3. Conjunto de dados estatísticos sobre um país em geral, ou sobre qualquer ramo da sua atividade: Estatística do comércio.

Abusos da estatística

Quando os dados são apresentados de forma enganosa. Alguns exemplos das diversasmaneiras como os dados podem ser distorcidos:

- Pequenas Amostras.
- Números Imprecisos.
- Estimativas por suposição.
- Porcentagens distorcidas.


As técnicas aqui apresentadas podem ser usadas para a padronização das características mecânicas de um material ou fenômeno produzido por estatística.







Estatística Variada


É um conjunto de métodos estatísticos, utilizados emsituações nas quais, diferentes variáveis, são medidas simultaneamente em cada elemento amostral. Permite um estudo global dessas variáveis, colocando em evidência as relações, semelhanças ou diferenças entre elas.




Qualidade de dados


Uma análise prévia dos dados é um passo necessário para garantir a qualidade das analises posteriores e dos resultados finais em qualquer estudo.

[pic]Para a avaliação da qualidades dos dados, existem várias técnicas gráficas que proporcionam um conjunto de formas simples de examinar variaáveis individuais, as relações exixtentes com outras variáveis, identificação de valores extremos e dados ausentes.



Histograma vinícius


Numa primeira analise gráfica de dados, procura-se entender a forma da distribuiçãos variaaveis. Pode serfeito por meio de de um histograma, que é uma representação gráfica dos dados a partir da freqüência dos valores em categorias.

[pic]


Gráfico de dispersão (Scatter-plot)

Nesta análise o objetivo é analisar as possíveis relações entre duas ou mais variáveis. O método mais popular é o gráfico de dispersão (scatter-plot), no qual uma das variáveis é apresentada no eixo horizontal e outra novertical e os pontos representam a relação entre as variáveis. Quando os pontos estão organizados ao longo de uma linha reta, tem-se relação linear de correlação.
Um conjunto de pontos curvados pode indicar uma relação não linear ou, ainda que não existam padrões, só um conjuntos de pontos a aparentemente sem nenhuma relação. Neste caso, não há relação entre as variáveis.


[pic]Gráfico de dispersão de dados para uma amostra normal




Quando há mais de duas variáveis, existe uma adaptação do gráfico anterior, no qual são representadas todas as possíveis combinações em pares de variáveis. Esse gráfico é conhecido com gráfico de matriz de dispersão. Na parte inferior da matriz são aprsentados os gráficos de dispersão para cada par de variáveis e na diagonal os hostogramasde cada variável , assim podem ser avaliados a natureza (forma de distribuição) e a relação entre variáveis com ajuda de simplesmente um gráfico.

[pic]




Valores discrepantes- Outliers


São valores, ou casos dentro dos dados que, pela sua singularidade podem distorcer as relações sobre uma ou mais das variáveis em estudo. A natureza desses valores pode ser devida a erros na coleta...
tracking img