Estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
HISTÓRIA – 5º SEMESTRE

maiane bastos almeida barreto

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –
5º SEMESTRE – OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Barra
2013
maiane bastos almeida barreto

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –
5º SEMESTRE – OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Trabalho apresentado ao Curso de História daUNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Curricular Obrigatório I – 5º Semestre (100 horas)
Orientador: Profa. Fabiane Tais Muzardo
Tutor eletrônico: Danielle Estevão
Tutor de sala:Nara Eugenia Righi
Pólo de Apoio Presencial: Barra

Barra
2012

1. TEXTO ANALISANDO AS IDEIAS APONTADAS NO ARTIGO/E OU LIVRO
O ensino da cidadania e formação cultural e política doindividuo.

Segundo Jenkns nenhum historiador consegue abarcar e. Assim recuperar a totalidade dos acontecimentos passados, porque o conteúdo desses acontecimentos é praticamente ilimitado.
O passado que conhecemos é sempre condicionado por nossas próprias visões nosso próprio presente. Assim como a história, o currículo não é um mero conjunto neutro de conhecimento escolar a serem ensinados,aprendidos e avaliados.
Compartilhamos as ideias do autor e concebemos currículo como uma construção, um campo de luta, um processo, fruta de relação e da visão de alguém ou de colagem grupo que detém o poder de dizer e fazer. Quando perguntamos o que ensinar em uma sociedade multicultural, preocupamos-nos em situar o espaço – tempo em que estamos vivendo bem como em definir de qual multraculralismofalamos.
O conceito e utilizado também para expressar a defesa de um caminho mais flexível para a escola que se pretende obter aos saberes do cotidiano inserido no espaço da multriplularidade defende um escola, para todas, a escola se apresenta como um espaço de acolhimento, inclusão repetir resgate palavra bastante utilizada de identidades e culturas múltiplas.
Nos últimos anos, évisível e explicito o crescente interesse do estado e de alguns setores sociais em reconhecer o pluralismo no interior da sociedade brasileira e a educação escolar como um espaço de afirmação de identidade diverso.
Exemplo disso foram a introdução de temas transversais como Érica e pluralidade cultural nos parâmetros curriculares nacionais pelo MEC em 1997 e a lei federal nº 10.639 de 9 dejaneiro de 2003, que tornou obrigatória nas escolas de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, o estudo da temática história e cultura afra brasileira.
Discutir o problema das identidades culturais no contexto da pluralidade requer analisar a rede de significações que a problemática adquire-nos diferentes lugares sociais.
Para Tomaz Tateu da Silva em geral o multiculturalismo apoia-seem um vago e envolvente apelo à tolerância e ao respeito para com a diversidade e a diferença, da perspectiva da diversidade a diferença e a identidade tendem como dados ou fatos da vida social diante dos quais se deve tomar uma posição.
A educação multicultural da perspectiva da pedagogia critica não é concebida como um conjunto de práticas de ensino em sala de aula, mas como uma disposição eum compromisso politicamente informados com os outros marginalizados a serviços da justiça e da liberdade, os significados políticos e pedagógicos desse movimento para a educação e o ensino de história no Brasil estão sendo lecudos pelo sujeito sociais de modo particular, por professores e alunos em situações históricas determinados.
Assim mais que um conteúdo escolar e acadêmico omulticulturalismo critico e revolucionário é uma postura ética e política em relação ao mundo. O currículo é temporal, é história, mudar as relações entre escola conhecimento e sociedade. É relacional busca a compreensão das permanências e das transformações no que se refere aos objetivos da escola o que ela faz e com quem ela estabelece relações a quem ela atende e de que modo.
O campo...
tracking img