Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como nasceu a palavra ERGONOMIA?

A palavra 'Ergonomia' provém do grego Ergon (trabalho) e Nomos (estudo das regras e normas) .
O termo 'Ergonomia' é relativamente recente. Criado e utilizado pela primeira vez por K. Murrell foi adaptado oficialmente em 1949, aquando da criação da primeira sociedade de Ergonomia - a Ergonomics Research Society - onde se reuniam psicólogos, fisiologistas eengenheiros ligados a problemas de adaptação do trabalho ao Homem.
A Ergonomia é entendida como o domínio científico e tecnológico interdisciplinar que se ocupa da optimização das condições de trabalho visando de forma integrada o conforto do trabalhador, a sua segurança e o aumento da produtividade.
É considerada uma ciência na medida em que estuda as características, o comportamento do homem e assuas relações com o equipamento e o ambiente em que se relaciona.
Entende-se como tecnologia aquando da aplicação desses conhecimentos científicos no sentido de tornar as tarefas mais fáceis, mais cómodas, mais seguras e consequentemente mais eficientes.
O propósito da Ergonomia é o estudo do homem durante o trabalho (considerando-se por extensão as actividades domésticas, durante o lazer e ostempos livres) de modo a melhorar globalmente as condições em que decorre a sua vida. O seu objectivo será primordialmente utilizar as metodologias próprias desta ciência, com o objectivo de melhorar a adequação entre o Homem, a máquina e o ambiente físico de trabalho, considerando em primeiro lugar o Homem e depois o sistema produtivo tornando-o sempre que possível mais competitivo e funcional.Deste modo procede-se á adequação do trabalho ao Homem e não do Homem ao trabalho.
O objectivo da Ergonomia é o estudo integrado de uma situação de trabalho, tendo como finalidade aumentar a eficiência, a segurança e a competitividade. O seu objectivo será por excelência, a aplicação dos princípios ergonómicos a fim de optimizar a compatibilidade entre o homem, a máquina e o ambiente físico detrabalho, através do equilíbrio entre as exigências das tarefas e das máquinas e as características anatómicas, fisiológicas, cognitivas e percepto-motoras assim como a capacidade de processamento da informação humana.














o que é a ergonomia?


A Ergonomia tem sido recentemente considerada como a solução para os problemas relativos à saúde e segurança no trabalho. Aomesmo tempo, a publicidade de produtos "ergonómicamente correctos" tem invadido o mercado. Assim, impõe-se saber distinguir o trigo do joio e, sobretudo, quando e onde é necessária uma acção ergonómica e quem a pode levar a efeito. Há, pois, que dismistificar a Ergonomia e dá-la a conhecer, sobretudo àqueles que são responsáveis pela concepção de sistemas (de trabalho ou utilitários) ou pelaorganização do trabalho.
Em termos gerais, pode-se dizer que a Ergonomia visa a adaptação das tarefas ao homem. Quer se trate de um produto para consumo público ou de um posto de trabalho, a Ergonomia oferece vantagens económicas através da melhoria do bem-estar, da redução de custos e da melhoria da qualidade e produtividade. Assim, a concepção de qualquer produto ou sistema deve integrar critériosergonómicos desde a fase de projecto, de forma a assegurar a sua eficiência.
A Ergonomia á, assim, definida por numerosos autores, como uma ciência aplicada, na medida em que o seu objectivo - a actividade humana, quer seja profissional ou utilitária - nunca está desligado do contexto em que se insere nem dos objectivos em vista. Estes, prendem-se geralmente com a eficácia das acções, não perdem de vistaa segurança e o conforto dos actores, podendo afirmar-se que este triângulo formaliza os objectivos da acção ergonómica, ou seja, a optimização das interacções homem-sistema. Para alcançar este objectivo geral, a Ergonomia preconiza dois tipos de abordagem:
1. Uma acção sobre os sistemas, processos ou produtos, no sentido de os tornar adequados às características do homem e ao seu modo de...
tracking img