Estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Leonardo Da Vinci

Educacional Leonardo Da Vinci

Shanna de Lima
PED - 9751



RELATÓRIO DE ESTÁGIO I














JOINVILLE
2011


SUMÁRIO

1 METODOLOGIA DE ENSINO....................................................................................1

2 FUNDAMENTAÇÃOTEÓRICA.................................................................................1

3 OBJETIVOS.....................................................................................................................11

4 METODOLOGIA...........................................................................................................12REFERÊNCIAS.................................................................................................................14



1 METODOLOGIA DE ENSINO - Processos de alfabetização

Esta pesquisa tem como objetivo descrever o processo de alfabetização, fazendo uma análise descritiva deste processo. Adotou-se o método de entrevista a partir da prática pedagógica de duas professoras do ensino fundamental de uma escola da rede municipal, oprocesso de alfabetização é orientado de acordo com teorias de aprendizado centrado na criança.
O processo de integração da criança se realiza efetivamente através da aquisição da leitura e escrita, visto que o uso da linguagem oferece a ela condições de expressar e internalizar ações e informações, favoráveis ao desenvolvimento humano numa perspectiva harmoniosa. Assim a alfabetização assumedestacado papel no processo educativo da criança, influenciado por condicionantes sócios culturais que atuam decisivamente na relação indivíduo-sociedade. Entender o processo de alfabetização das crianças através da leitura e escrita, esta condição é fundamental para integração na vida social, oferecendo oportunidades de compreensão e respeito do universo da relação que influencia na construção daexistência da criança, e é neste momento que o desenvolvimento humano ocorre a partir do entendimento o significado do mundo.


2 FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS

O processo de alfabetização da criança no campo escolar ainda merece algumas reflexões, já que os avanços no ensino da leitura e da escrita inseridos no ambiente escolarestão longe de serem considerados excelentes, não existem receitas prontas para a educação, mas é necessária a conscientização da sociedade para que a educação se torne de qualidade, para isso é preciso que os pais e a sociedade tenham olhos voltados para a alfabetização.
Construir um espaço, meios e tempo para que o educando se alfabetizem através de atividades que lhes propiciem diferentesmaneiras de alcançar o aprendizado da leitura e escrita é um compromisso, considerando que em nome da educação formal as crianças são monopolizadas cada vez mais cedo para atividades pouco criativas e inteligentes no espaço escolar, dificultando-lhes assim, o seu processo de alfabetização.
Entender o processo de alfabetização das crianças através da leitura e escrita, condição esta fundamental aintegração na vida social, oferece oportunidades de compreensão e respeito do universo da relação que influencia na construção da existência da criança, e é neste momento que o desenvolvimento humano ocorre a partir do entendimento do significado do mundo.
Segundo FREIRE (1982), a leitura da palavra precede a leitura do mundo, e nesse contexto revela-se que a criança em nenhum momento deve ser tratadacomo analfabeta vazia de conhecimento da realidade que a cerca, contudo cabe aos educadores refletirem em que bases educativas seu desenvolvimento cognitivo pode ser realizado.
O processo de alfabetização e as metodologias usadas nesse processo são essenciais para a aquisição de conhecimentos e para enriquecimento da capacidade de comunicação, e que muitos não conseguem usufruir deste...
tracking img