Estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APAE EDUCADORA


“UM NOVO JEITO DE APRENDER”






PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
2008








IDENTIFICAÇÃO

A APAE Educadora de Medina está situada à Rua Araçuaí, nº. 60 no Bairro Bela Vista em Medina – MG. Mantida por doações e convênios e administrada pela Própria entidade que norteará todo o seu trabalho por este Projeto Político Pedagógico, nos termos da legislação emvigor.


OBJETIVOS E PRINCÍPIOS

A APAE Educadora de Medina objetiva sua ação educadora, fundamentada nos princípios da universalização de igualdade de acesso, permanência e sucesso, da obrigatoriedade da Educação Básica e gratuidade escolar e inclusiva, potencializando a qualidade dos portadores de deficiência, incluindo-os na rede regular de ensino.
A proposta é uma Escola dequalidade, democrática, participativa e comunitária, como espaço cultural de socialização e desenvolvimento do portador de deficiência, preparando-o para o exercício e direito e o cumprimento dos deveres, sinônimo de cidadania.

FINALIDADE

A APAE de Medina tem por finalidade atender o disposto nas constituições Federais e Estadual, na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional e no Estatuto daCriança e do Adolescente, buscando viabilizar mecanismos que irão garantir os direitos de cidadania da pessoa portadora de deficiência em Medina, ministrando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, Educação de Jovens e adultos, Oficinas Pedagógicas, Educação Profissional e colocação no trabalho, observando a legislação e as normas especificamente aplicáveis.
Ao lado desses, prestaráatendimento especializados complementares de apoio e suporte, prevenindo futuras deficiências.




















INTRODUÇÃO

O Projeto Político Pedagógico será construído e proporá caminhos para uma escola diferente. Todas as questões que envolvem o social da escola, o fazer pedagógico e suas relações com o currículo, conhecimento com a função da APAE Educadora obrigará a umpensar e uma reflexão contínua de todos os envolvidos neste processo. Que APAE Educadora queremos construir?
Que conhecimento e assistência clínica serão necessários aos nossos alunos portadores de deficiência e suas famílias precisarão ter, para de fato exercer a sua cidadania nesta sociedade tão cheia de preconceitos e conflitos? Preconceitos e conflitos estes que estão presentes no espaçofamiliar, escolar, sociedade e nas relações pessoais, no confronto de idéias, surgimento de novas concepções, dúvidas e necessidades do diálogo entre os sujeitos aprendentes (pais, professores, alunos...).
Serão apresentados os aspectos históricos, como cada momento será produzido e construído. Este documento será o resultado de um esforço conjunto dos profissionais da educação desta unidadeescolar com o objetivo de respaldar as ações administrativas e pedagógicas no âmbito desta escola.
Existe a consciência por parte dos que produzirá, dos que apresentará um germe de Projeto Político Pedagógico e encontrará aberto a todos e qualquer tipo de sugestão e encaminhamentos. Como sabemos, nenhum Projeto Político Pedagógico pode ser dado como pronto e acabado sob pena de cristalizar edeixar de acompanhar os movimentos da história.
Nossa reflexão continuará baseada principalmente na prática pedagógica cotidiana e na discussão dos referenciais teóricos, clínicos para melhor atender os nossos alunos portadores de deficiência, com responsabilidade e compromisso e muito mais amor.
























HISTÓRICO

A APAE Educadora é uma escola particularde referencia em qualidade de educação, que buscará cada vez mais atender o portador de deficiência e sua família, num resgate a cidadania como marco referencial além do conhecimento sistemático.
No início a escola atenderá as modalidades de ensino Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e adultos e Ensino Profissionalizantes, com capacidade para mais ou menos..... alunos....
tracking img