Estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

Aguimari Aparecida Marcolan

RELATÓRIO DE ESTÁGIO - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Maravilha
2011

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

Aguimari Aparecida Marcolan

RELATÓRIO DE ESTÁGIO - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Trabalho apresentado à disciplina deEstágio – Educação de Jovens e Adultos,
no Curso de Pedagogia a Distância da
Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER.

Tutor Local: Giana Carla Kniks

Centro Associado: Maravilha

Maravilha
2011

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------------- -03
2- IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA ------------------------------05
3- CARACTERIZAÇÃO DO ESTAGIO -------------------------------------------------06
4-DESENVOLVIMENTO DA AÇÃO PEDAGOGICA EM SALA DE AULA-----07
5- ATIVIDADES DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS--08
6- DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA----------------------------------------------14
7-CONSIDERAÇÕES FINAIS ----------------------------------------------------------- 17
8-REFERÊNCIAS -----------------------------------------------------------------------------19

INTRODUÇÃO

O presente estagio é referente à educação de jovens e adulto, modalidade de ensino amparada pela LDB lei 9.394/96 e pelo PNE lei n 10/72, voltada para pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo aoensino regular na idade apropriada encontrando no EJA uma educação possível e capaz de mudar significativamente sua vida, permitindo-lhe reescrever sua história de vida.
Com o surgimento da tecnologia que exige cada vez mais mão-de-obra qualificada aos trabalhadores, bem como as pessoas que moravam em zonas rurais mudaram-se para a cidade para ter novas oportunidades, buscam novamente áescolarização visto que o analfabetismo passou a ser reconhecido como um problema, pois até então, não saber ler e escrever não dificultava a obtenção de emprego.
Assim as pessoas se sentem obrigadas a procurar a escola na tentativa de melhorar a vida e manter-se atualizada sendo uma necessidade tanto na comunidade, como nos locais de trabalho aos jovens e adultos. Bom como nas famílias em que a educaçãodos adultos favorece a educação das crianças e adolescentes porque quanto mais os pais estudam, mais conscientes ficam da importância da educação e mais contribuem para que seus filhos permaneçam na escola.
Sabendo que para educar é necessário muito mais que reunir pessoas numa sala de aula e transmitir-lhe o conteúdo. O papel do professor que atua na EJA é muito importante, pois deve perceberas possibilidades do ser humano, e incentivar o crescimento pessoal e profissional. Tendo assim, o professor que atua na EJA fundamental importância neste processo de ingresso dos alunos á sala de aula, cabendo a ele identificar o potencial de cada aluno, pois muitos trazem junto com sigo preconceitos, vergonha, discriminação, critica dentre tantos outros problemas nos seus cotidianos familiares esociais.
O trabalho realizado pelo EJA mostra que a educação possibilita mudanças na vida das pessoas independentemente da idade ou classe social. Fazendo perceber que estudar pode não resolver todos os problemas sociais, ma sé meio pelo qual elas podem mudar sua história de vida.

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
Nome da Escola: Instituição Catarinense de Educação Unidade De Maravilha. Localizada naAV.7 de setembro,767-Centro -Maravilha
Interação: Nesse primeiro momento que se deu a etapa de observação do estagio de docência pode-se analisar que a escola é organizada, de suma valorização com os alunos e com os professores. Na relação professor aluno, alunos e alunas também se deram um grande respeito mutuo, compreensão na bagagem trazida pelas pessoas, ou seja, pelos alunos da EJA na sua...
tracking img