Estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Campus Nazaré da Mata

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

ANDREZA CRISTINA SANTOS DE ARAÚJO

LEVSON TIAGO PEREIRA GOMES DA SILVA

Recife, 2011.

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Campus Nazaré da Mata

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Recife, 2011.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. REFERENCIAL TEÓRICO

3. METODOLOGIA

4. ANÁLISEDOS RESULTADOS

INTRODUÇÃO

O estudo aqui exposto tem por objetivo esboçar o papel do pedagogo dentro dos espaços não-escolares, tendo por preceito a idéia de que os indivíduos estão em constante transformação e aquisição do conhecimento, faz-se necessário a atuação do pedagogo em diferentes espaços sociais, como as ONGs, empresas, hospitais, entre outros.

Pretendemos desenvolver oreconhecimento e a importância da atuação deste profissional frente aos obstáculos existentes nos espaços com ensino não-sistematizado, que buscam o desenvolvimento educacional, cultural, profissional e social do indivíduo através de uma prática pedagógica, onde será melhor desenvolvida sob a orientação de um pedagogo.

Com tudo, buscamos demonstrar o ser Pedagogo como gestor de seus própriosconhecimentos, capaz de buscá-los e ampliá-los visando o seu desempenho nas diversas interfaces em que poderá atuar de acordo com as situações pertinentes. E nessa perspectiva escolhemos como campo de pesquisa a Associação Pestalozzi do Recife, onde observamos o trabalho pedagógico desenvolvido pela professora de Educação Especial, pedagoga e especialista em Educação Especial Maria do Carmo Rocha dos SantosCosta.

REFERENCIAL TEÓRICO

Acompanhando as mudanças econômicas e sociais que vem acontecendo nos últimos anos, verificamos o crescente aparecimento de espaços educacionais não formais, que abrem para o pedagogo novas oportunidades de atuação.

Desta forma, atividades educativas intencionais com objetivos e planejamentos pré-definidos aparecem não só nos espaços escolares formais, mas tambémem outras instituições sociais: em empresas, hospitais, ONGs, meios de comunicação em massa, sindicatos, etc.

A ação de educar se faz presente em todos os setores sociais, e desta maneira, confirma sua identidade “formadora de força de trabalho”. Estes setores estão previstos como possibilidades de atuação profissional nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia.

Assim,este profissional que atravessa séculos, executando o seu papel de preceptor, de transformador do conhecimento e do comportamento humano, chegando ao século XXI, com uma nova proposta, sua efetiva atuação em espaços também não escolares, e que, no entanto, visam à aprendizagem e a transformação do comportamento humano, tanto quanto dentro da educação formal.

Para exemplificar alguns destesespaços, Libâneos nos diz:

“Há práticas pedagógicas nos jornais, nas rádios, na produção de material informativo, tais como livros didáticos e paradidáticos, enciclopédias, guias de turismo, mapas, vídeos, revistas, na criação e elaboração de jogos, brinquedos; nas empresas há atividades de supervisão do trabalho, orientação de estagiários, formação profissional em serviço. As empresas reconhecem anecessidade de formação geral como requisito para enfrentamento da intelectualização do processo produtivo”, “... há profissionais que exercem sistematicamente atividades pedagógicas e os que ocupam parte do seu tempo nessas atividades: formadores, animadores, instrutores, organizadores, técnicos, consultores...” (Libâneos 2001: 153-176)

Nesse aspecto, a Pedagogia tem como objeto de estudo aeducação, uma educação que não está fechada na escola, mas está para além dos muros escolares. E nesses meios a relação educativa sofrendo intervenção pedagógica nem sempre enriquecida pelas contradições existentes na realidade sócio-política, na qual estamos todos inseridos, professores e alunos, educadores e educandos. Acredita-se também que esta relação pedagógica entre sujeitos vem repleta de...
tracking img