Estagio supervisionado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação. Por meio da observação, da participação e da regência, o licenciando poderá refletir sobre e vislumbrar futuras ações pedagógicas.
Ao iniciar uma licenciatura, muitas vezes nos deparamos com a insegurança e o receio de não conseguirmos desenvolver um bom trabalho em sala deaula. Alguns temem não conseguir dominar a classe, outros se preocupam em não saber todo o conteúdo que julgam necessário, uns questionam-se quanto ao método que adotarão e outros, ainda, anseiam por ministrar aulas. Há ainda uns que se quer pensam em lecionar.
Porém, com o passar do tempo, os licenciandos passam por uma transformação desses sentimentos e começam a se ver enquanto professores.Essas mudanças começam, possivelmente, a partir das conversas com os colegas, das leituras e discussões em sala de aula, sob a orientação de um professor, ou dos relatos dos colegas que, talvez, já lecionem.
O primeiro contato com a escola e com a comunidade, que dela faz parte, se dá a partir da realização do Estágio Supervisionado. Por meio do ES, o aluno-estagiário não entra somente nas salas deaula. Entra, também, em seu futuro campo de atuação e é lá que terá seu primeiro contato com os alunos, com a realidade da sala de aula, com o sistema educacional e, ainda, com seus futuros colegas de profissão, em quem, algumas vezes, tomará como referências, boas ou não, para a sua prática pedagógica.
De fato, a teoria não é a única ferramenta que formará um bom profissional. Há, inclusive, umacrença popular que para ser professor, é necessário se saber todo o conteúdo de uma determinada ciência. É comum, nas conversas com os colegas, frases do tipo: “nossa Fulano fez Matemática, ele é muito inteligente”; “Beltrano deve ser doido, porque ele faz Física”; ou ainda “Ciclano é doutor das letras”. Não basta saber somente a teoria, ou boa parte dos conteúdos, mas, também, é preciso que aformação se dê por meio “de leituras, de realização de projetos, de trocas de experiências, de investigações sobre a própria prática, de reflexões sobre experiências passadas e presentes, como aluno, no contato com outras pessoas (pais, alunos), com o mundo.

2. ABORDAGEM METODOLÓGICA

Um dos grandes desafios para o acadêmico é o de adquirir a devida experiência para o processo deprofissionalização educacional. Desse modo, o Estágio Supervisionado conquistou o papel de laboratório na "lapidação" do graduando, que busca uma maneira mais propicia de conciliar teoria e prática. Desmistificando, o antagonismo existente entre estas duas etapas do contexto de profissionalização educacional (teoria e prática).
Atualmente, de fato, temos testemunhado as difíceis condições sistemáticas nasquais os graduandos são submetidos. Ou seja, temos cada vez mais, visto professores despreparados em sala de aulas, e ao que tudo indica (mediante ao contexto), tais conseqüências tratam-se do reflexo da má formação acadêmica dos mesmos; o que de fato resulta na dicotômica e antagônica "poluição pedagógica", que impulsiona a nossa Educação para meros "ares", no conhecido contexto das contradições,assim como nos afirma Paulo Freire:
Saber que devo respeito à autonomia, à dignidade e à identidade do educando e, na prática, procurar a coerência com este saber, me leva inapelavelmente à criação de algumas virtudes ou qualidades sem as quais aquele saber vira inautêntico, palavreado vazio e inoperante (2007, p. 62). 

A formação de professores de Língua Portuguesa (Licenciatura em Letras)pressupõe a reflexão e o conhecimento da prática pedagógica presentes nas instituições educacionais, relacionando-se, respectivamente, com os aspectos teórico-metodológicos que caracterizam essa área de conhecimento e com a conscientização do papel de educador.
O Estágio supervisionado precisaria oportunizar uma reflexão. Deveria representar o momento em que o acadêmico pensaria sobre o curso de...
tracking img