Biomateriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 56 (13773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PALESTRA 1

BIOMATERIAIS: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÕES

Biomateriais foram definidos, primariamente, como material não viável utilizado em um dispositivo médico, com intenção de interagir com sistemas biológicos. Atualmente, a sociedade Européia de biomateriais na II Conferência de Concenso em 1991 estabeleceu uma nova definição para biomateriais, muito mais ampla e completa, em quebiomaterial é todo material destinado a interagir com sistemas biológicos para avaliar, tratar, acrescentar ou substituir qualquer tecido, órgão ou função do corpo. Além dessa, outra definição completa para biomateriais foi feita por Willians (1987) segundo este, biomaterial é qualquer substância ou combinação de substâncias, exceto fármacos, de origem natural ou sintética, que podem ser usadas durantequalquer período de tempo, como parte ou como sistemas que tratam, aumentam ou substituem quaisquer tecidos, órgãos ou funções do corpo. A ANVISA define como sendo materiais e artigos de uso medico ou odontológico, destinados a serem introduzidos total ou parcialmente no organismo humano ou em orifício do corpo, ou destinados a substituir uma superfície epitelial ou superfície do olho, através deintervenção médica, permanecendo no corpo após o procedimento por longo prazo, e podendo ser removidos unicamente por intervenção cirúrgica.
Os biomateriais devem apresentar como característica imprescindível a biocompatibilidade para que sua função no tratamento seja efetiva, ou seja, não deve ser toxico, carcinogênico, antigênico ou mutagênico, não deve interferir na cicatrização dos tecidoslesados durante o ato cirúrgico, e os tecidos do hospedeiro devem tolerar bem as propriedades biomecânicas dos materiais. Além disso deve ser fabricável, esterilizável e estável durante a implantação e quando necessário para a aplicação. Não pode ser corrosível nem degradável. Outra grande característica deve ser a biofuncionalidade, na qual as suas características físicas, biológicas e mecânicaspermitam que os materiais sejam específicos em suas funções planejadas.
Os biomateriais podem ser usados como implante (intencionalmente inserido dentro do corpo) prótese (substitui um membro, órgão ou tecido) ou dispositivo médico (de aparelhos e instrumentos a reagentes e constituintes fundamentais em diagnósticos e tratamentos). São classificados segundo sua resposta biológica e quanto a suacomposição química.
Segundo a resposta biológica causada pelo biomaterial no tecido do hospedeiro, podem ser classificados em:
• Bioinertes: não provocam reação de corpo estranho no organismo e estão em contato direto com o tecido receptor. Ex: titânio e alumina.
• Biotolerados: moderadamente aceitos pelo tecido receptor e são geralmente envolvidos por tecido fibroso. Ex: aço inoxidável ePMMA.
• Bioativos: há ligação direta aos tecidos vivos devido aos íons, como por exemplo cálcio presente nos substitutos oseos, que favorecem uma ligação química com o mesmo.
• Reabsorvíveis: lentamente degradados e substituídos por tecidos verdadeiros. Ex: biovidros.
Quanto a composição química podem ser classificados como:
• Metálicos: suporta altas cargas sem deformaçãopermanente, facilidade de produção por técnicas convencionais, elevado valor de resistência mecânica, projeto e confecção simples. Ex: aço inoxidável – resistente a corrosão, baixo custo e bem maleável (mais indicados para próteses).
• Cerâmicos: bioinertes, bioativos e reabsorvíveis.
• Poliméricos: baixa densidade, facilidade de fabricação em diversos formatos, elevada eficiência eprodutividade, diversidade de propriedades, resistência a corrosão e possibilidade de polimerização in situ alem do baixo consumo energético. Ex: PMMA.
• Compósitos ou sintéticos;
• Naturais.
A utilização de biomateriais para a finalidade terapêutica se iniciou há milhares de anos. Suturas, por exemplo, já foram relatadas sendo usadas a mais de 32 mil anos. Há pelo menos 2000...
tracking img