Historia da biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A humanidade desde sempre tentou estudar os seres vivos como também os fenômenos que o acometem, onde nos seus primórdios, o ser humano aprendeu a utilizar as plantas e os animais em seu proveito. As concepções sobre os fenômenos da vida, como sua origem e os processos as quais se dão, foram um dos passos fundamentais para o desenvolvimento da história natural e a biologia, ondeas civilizações e as sociedades pelas quais ela passou teve um papel fundamental, para o seu desenvolvimento, pois, cada período de tempo e cada sociedade possui um objetivo, embora muita das vezes a sociedade não aceite os conhecimentos adquiridos através da ciência, como exemplo as ideais de Darwin, a cerca da evolução, onde foi muito repercutida tanto no meio cientifico, quanto no meioreligioso, pois a sociedade ao quais as ideias foram divulgadas estava fundamentada em ideias religiosas, mas mesmo com a respaldo de uma sociedade religiosa os estudos de Darwin foi bastante difundido na época.
Com o acumulo do conhecimento, o ser humano, aprendeu, por exemplo, a evitar plantas venenosas e como tratar os animais, cuja observando o comportamento dos animais, adotou técnicas de caça.Partindo também dos conhecimentos acerca da utilidade e da época de frutificação de variados vegetais, desenvolveu a agricultura, aprendendo a garantir, de maneira mais constante e previsível, o sustento das comunidades.
Os conhecimentos na área da biologia, embora empíricos e como exercício prático do dia a dia, existem já desde a época da pré-história.

2. CONHECIMENTO NA ANTIGUIDADE

Osprimeiros seres humanos tiveram e transmitem o conhecimento sobre plantas e animais para aumentar suas chances de sobrevivência, este pode ter incluído o conhecimento da anatomia humana e animal e aspectos do comportamento animal (tais como padrões de migração). No entanto, o primeiro ponto de viragem importante no conhecimento biológico veio com a Revolução Neolítica cerca de 10.000 anos atrás.Primeiros seres humanos plantas domesticadas para a agricultura, então o gado animais para acompanhar as sociedades resultantes sedentários.
Culturas antigas como a Mesopotâmia, Egito e Indiana, auxiliaram no desenvolvimento das ciências naturais, como por exemplo, as técnicas de embasamento, técnicas de polinização, estudo de doenças com o corpo humano, foram fundamentais para o avanço daciência, só que muito do conhecimento adquirido estava associado à superstição, como no Egito, onde o processo de embalsamento de corpos estava associado a uma vida eterna, ou como também na Síria que órgãos de animais eram utilizados para prever o futuro, onde a partir do período greco-romano a razão começou a sobre sai dentre esses métodos místicos, cujo período teve um grande influenciador ofilósofo Aristóteles.
Aristóteles foi um dos estudiosos mais influente do mundo vivo da antiguidade clássica, embora seus primeiros trabalhos em filosofia natural era especulativo, escritos posteriores a biológica de Aristóteles foram mais empíricos, com foco na causalidade biológica e da diversidade da vida. Ele fez inúmeras observações da natureza, especialmente os hábitos e atributos de plantas eanimais no mundo em torno dele, que ele dedicou uma atenção considerável a categorizar. Ao todo, Aristóteles classificou 540 espécies animais, e dissecados pelo menos 50, ele também desenvolveu um trabalho relacionado com a categorização dos seres vivos, tendo sido o primeiro a formular um sistema de classificação, baseado na distinção entre animais com sangue e animais sem sangue. Constatou aexistência de órgãos homólogos e análogos em vários grupos de seres vivos. O seu trabalho foi de tal modo importante, que a sua influência e idéias perduraram durante séculos. Ele acreditava que os propósitos intelectuais, e as causas formais, guiariam todos os processos naturais.
Alguns estudiosos do período helenístico sob Ptolomeu, particularmente Herófilo de Calcedônia e Erasístrato de...
tracking img