Estagio psicopedagogia institucional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nós professores da Escola Municipal José Pereira da Silva, das do 1º anos matutino, particularmente falando, recebemos o tema Projeto Voto Cidadania.com aceitação, primeiro, por acreditar quetrabalhar com projetos é bem mais produtivo e segundo, por fazermos parte de uma equipe um tanto motivadora.
Por estarmos com as mesmas turmas, nós, Mariana e Catiane, nos unimos para, sentar, pensar eelaborar, estratégias para fazer com que nossos alunos , ainda tão pequenos, compreendessem a tão falada democracia.
Não podemos falar em democracia sem antes explicar para as crianças a história denosso Brasil, falar do tipo de governo que tínhamos antes, que era um rei que governa, e que o mesmo não era escolhido pelo povo, o poder era passado de pai para filho. Mas com muitas lutas o Brasilpassou a ter um país democrático, onde o povo poderia escolher seu próprio governante.
O Projeto foi desenvolvido nos 1º anos matutino de forma contextualizada e dinâmica. Já trabalhando a História doCasamento da Dona Baratinha, pensamos em uma forma de introduzir esse projeto no que já estávamos desenvolvendo. Trabalhamos dentro desse projeto da Dona Baratinha vários gêneros textuais como:Receita, Notícias, Gráficos.




Foto dos cartazes em sala de aula

Sabendo-se que a Dona Baratinha precisaria de um noivo, pois a mesma ficou muito indecisa para fazer essa escolher, então porque não decidir isso democraticamente, resolvemos fazer uma eleição com nossos alunos, introduzimos a informação do documento : Título de Eleitor, confeccionamos com a turma, falamos a importância domesmo para o processo eletivo.



Abordamos a questão do voto, que o mesmo é secreto, e é um dever do cidadão, a forma de fazermos cidadania, de participarmos e decidirmos em caráter democráticoacontecimentos políticos da nossa sociedade. Com base nessa reflexão, pensamos como poderíamos fazer essa relação com o projeto da Dona Baratinha? Eles mesmos decidiriam quem seria o noivo da Dona...
tracking img