Estagio escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Edson Antônio Mendes Ferreira
Ellen Jóia Araújo
Fernanda Monteiro de Avellar
Viviana Ferreira Pires

PROJETO DE INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA
A relação família-escola: um desafio a ser vencido

Itaperuna – RJ
Novembro/2012
Edson Antônio Mendes Ferreira
Ellen Jóia Araújo
Fernanda Monteiro de Avellar
Viviana Ferreira Pires

PROJETO DE INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA
A relação família-escola:um desafio a ser vencido

Projeto de Intervenção, apresentado ao Centro Universitário São José de Itaperuna, a Profª Ms. Camila Miranda de Amorim da Disciplina Est. Bás. Sup. em Psic. Escolar para obtenção parcial de nota para o 6º Período do Curso de Graduação em Psicologia.

Itaperuna – RJ
Novembro/2012

SUMÁRIO

1- Introdução......................................................2- Justificativa ...................................................................................................3
3 - Objetivo Geral................................................................................................3
4 Objetivos Específicos....................................................................................3
5 - Público –alvo................................................................................................3
6 –Referencial teórico
7- Metodologia....................................................................................................4
8- Cronograma.....................................................................................................4
9 - Avaliação.....................................................................................................5

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................... 6

1. INTRODUÇÃO
A participação dos pais na aprendizagem escolar é necessária. A família antes, cúmplice da escola; hoje, é promotora de seus erros e falhas, ela exerce extrema influência, mais do que ela própria imagina.
Educar demanda umagrande responsabilidade. "A educação começa no berço", na verdade, começa ainda no útero. Pesquisas recentes mostram que a criança ouve "ruídos" do mundo externo e sabe distinguir a voz do pai e da mãe. Sendo assim, no berço, começa a aprender as relações interpessoais. Por vários motivos, os pais ou substitutos, colocam seu filho cada vez mais cedo na escola e delegam seu papel de primeiro educador àescola.
Paulo Freire em seu livro "Professora sim, Tia não", tenta resgatar o verdadeiro papel da escola e afirma que ser Professor (a) é muito mais do que ser babá ou substituto dos pais.
Acreditamos que as ações realizadas pelos próprios alunos, estimulam a participação da família e intermedia a comunicação entre eles, tendendo a ter bons resultados, sinalizando para o importante papel queos próprios alunos podem assumir diante das relações entre suas famílias e a escola,sendo assim, as ações propostas contam com a efetiva colaboração dos alunos em todas as suas fases.

2 - JUSTIFICATIVA
O presente trabalho visa minimizar questões referentes à relação família-escola. Interagir com a família em suas diferentes composições e sua função específica. Objetivamos, com nossas ações,reduzir o decréscimo da participação dos pais nas atividades escolares à medida que o filho avança nas séries, por meio da valorização dos aspectos positivos relacionados ao processo educativo.
Segundo Kaloustian (1988), a família é o lugar indispensável para a garantia da sobrevivência e da proteção integral dos filhos e demais membros,independentemente do arranjo familiar ou da forma como vêm seestruturando. É a família que propicia os aportes afetivos e, sobretudo materiais necessários ao desenvolvimento e bem-estar dos seus componentes.
O dever da família com o processo da escolaridade e a importância da sua presença no contexto escolar é publicamente reconhecido na legislação nacional e nas diretrizes do Ministério da Educação aprovadas no decorrer dos anos 90, tais como: Estatuto...
tracking img