Estagio basico supervisionado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Laryssa Bindela Vieira
20091102677

Relatório do Estagio Básico Supervisionado I

Trabalho apresentado ao curso de Psicologia, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Veiga de Almeida, em cumprimento das exigências do estagio básico supervisionado.

Prof a: Renata

Rio de Janeiro

02/2010

Universidade Veiga de Almeida
Campus Cabo Frio
Curso de PsicologiaPsicologia e Aprendizagem
Renata Paes

Relatório do Estagio Básico
Supervisionado I

Por

Laryssa Bindela Vieira

Rio de Janeiro
02/2010

Sumario

Introdução
A infância é vista como a melhor fase da nossa vida, ser criança é denominado pela sociedade como “Ser Alegre”, rir, brincar, curtir, viver no mundo da fantasia, da imaginação.Mas infelizmente na realidade, não é assim que todasvivem, muitas já tem responsabilidades de um adulto, e um sofrimento que a faz desejar nem estar ali.
Na infância é onde criamos nosso caráter, nossos valores e princípios, é uma fase que vai ficar gravada em nossa memória, quer queira ou não. Nessa fase nossos momentos são mais dependentes de nossos pais, do que de nos mesmos.
Hoje a criação de um filho é muito difícil, nosso mundo tem estadoaberto a mais coisas erradas, do que a coisas certas.É preciso, como pai, ser muito cauteloso em suas palavras e ações, a conversa ainda é a melhor fonte de instrução, mais não tão segura.Deve – se mostrar para criança que ela tem uma família, e que isso deve ser preservado acima de tudo.Mais e para as crianças que não tem esse apoio? Como enfrentam seus obstáculos? Como criar essa estrutura familiar?No Orfanato Aldeia da Infância Feliz, podemos acompanhar de perto esse sentimento, observar passo a passo do que acontece no abrigo, rotina, visitas, doações e comportamentos desde seus funcionários e visitantes á crianças que la vivem. As suas visões do mundo, os seus desejos e frustrações.

1.0 Histórico da Instituição
O Orfanato Aldeia da Infância Feliz, fundado no dia 12 de Abril de1993, sendo presidente Jose Rodrigues dos Santos, e coordenadora Sandra Helena Jardim da Costa, ambos atuando recentemente, tendo como intuito melhorar em todos os aspectos o abrigo.Hoje conveniado com a Fia e a Prefeitura Municipal de São Pedro Aldeia, recebendo mensalmente uma quantia em dinheiro, porem essa quantia há limitações para gastos, ou seja, não podendo ser usado em todas as necessidadesda instituição.
Se passam em torno de 50 crianças anualmente, sendo fluxo de reintegração com a família, adoção e completando maior idade, logo tendo que sair, pois passa a não ser mais responsabilidade do governo.
A reintegração é feita da seguinte maneira, 99% dos casos la dentro são de crianças que sofreram maus tratos e negligencia , nesse caso através de denuncias, a criança é levada aoabrigo pelo Conselho Tutelar, e corre um processo na justiça, o Juiz determina se os pais teriam direito a , vamos dizer que uma segunda chance, caso os pais percam de vez a guarda da criança, é procurado na família se há alguém que tenha interesse em cuidar dela, e então em ultimo caso, não tenha ninguém da própria família a criança é encaminhada para a adoção.
Hoje tendo exatamente 11 crianças,sendo faixa etária entre 1 ano e 9 meses á 17 anos.Todos freqüentado o colégio do estado, tendo uma Kombi da própria instituição que os leva e busca na escola.
Dentro do abrigo também há atividades como, aula de cavaquinho, de artesanato, de reforço e interação com o meio ambiente (cuidando da horta). Aos finais de semana é permitida a entrada exclusiva aos pais e avos, para outras visitassomente com marcação feita no horário de expediente.
Existem duas casas para moradia das crianças, elas são dividas entre as duas, e cada uma tem um casal que cuida de todas as crianças, e das obrigações da casa.São chamados de Mãe Social e Pai Social. Com muito amor, cuidam de cada criança ali dentro, todas as manhãs é necessário fazer a limpeza da casa, e as crianças aprendem desde já a colaborar...
tracking img