Dislalia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DISLALIA: DISTURBIO DA FALA.

A dislalia (do grego dys + lalia) ou gaguez é um distúrbio da fala, caracterizada pela dificuldade em articular as palavras. É o transtorno de linguagem mais comumem crianças e o mais fácil de se identificar, o portador da dislalia pronuncia determinadas palavras de maneira errada, omitindo, trocando, transpondo, distorcendo ou acrescentando fonemas ou sílabas aelas. Quando a criança apresenta problemas de articulação dos fonemas, ela pode transferir os erros orais para a escrita. Para compreender a dislalia é interessante abordarmos alguns aspectos daconstrução da linguagem, que pode ser receptiva (de fora para dentro) e expressiva (de dentro para fora). A linguagem não resume a fala, ela pode ser também gestual, escrita e Braille.

Quando adislalia começa:
Quando uma criança menor de 4 anos apresenta erros na pronuncia é considerado normal, uma etapa no desenvolvimento da linguagem infantil.nessa etapa não se aplica tratamentos, já que afala esta em fase de maturação, no entanto se os erros na fala manterem depois dos 4 anos deve-se consulta um especialista em audição e linguagem.

Etapas normais da aquisição da linguagem0-3 meses: produção de sons (choro, consolo, gritos, barulhos) distingue sons.
4-6 meses: Discriminação de sons da fala, compreensão de palavras (balbucio) e de expressões faciais; produção devogais e, posteriormente, de consoantes.
7-9 meses: Balbucio reduplicado (“bababa”) de forma interativa e produção gestual comunicativa (aponta para os objetos).
10-12 meses: Primeiras palavras reais+ jargão (balbucio com fala); contato visual, expressões faciais, vocalizações e gestos (se faz entender por meio dessas formas de comunicação antes mesmo de falar).
12-18 meses: Produção de 10 a50 palavras e algumas frases de duas palavras – chama a atenção para receber uma resposta verbal do adulto.
2 anos: Produz de 150 a 200 palavras e frases de 2 a 3 palavras.
3 anos: Formula...
tracking img