Dislalia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A dislalia é um distúrbio que acomete a fala, caracterizado pela dificuldade de articulação de palavras. A criança com dislalia pronuncia algumas palavras de forma incorreta, resumidamente, asmanifestações clínicas da dislalia consistem em omissão, substituição ou deformação dos fonemas. A maioria dos casos de dislalia ocorre na primeira infância, entre os 3 e os 5 anos, quando a criança está aaprendendo a falar.

Principais Causas

As principais causas, nestas idades, poderão advir de fatores emocionais, como, por exemplo, ciúme de um irmão mais novo que nasceu, separação dos pais ouconvivência com pessoas que apresentam esse problema. Crianças que chupam chupeta e mamam mamadeira por um tempo prolongado, bem como as que chupam o dedo ou mesmo mamam pouco tempo no seio, podemapresentar um quadro de dislalia. Apesar de não existir relação direta, é indiscutível que essas crianças passam a apresentar flacidez muscular e postura indevida da língua, o que pode resultar nessedistúrbio. Outras causas são: línguas hipotônicas (flácidas), podendo ainda apresentar alterações na arcada dentária, ou então, falha na pronúncia de determinados fonemas em conseqüência da postura erespiração dificultada.
A dislalia também pode interferir na aprendizagem da escrita da mesma forma que acontece com a fala.
Até  os quatro anos de idade, os erros de linguagem são consideradosnormais. Todavia, após essa fase, a criança pode vir a ter problemas caso continue falando errado, podendo afetar até a escrita.
A dislalia pode ser subdividida em quatro tipos:
* Dislalia evolutiva:considerada normal em crianças, sendo corrigida gradativamente durante o seu desenvolvimento.
* Dislalia funcional: neste caso, ocorre substituição de letras durante a fala, não pronunciar o som,acrescente letras na palavra ou distorce o som.
* Dislalia audiógena: ocorre em indivíduos que são deficientes auditivos e que não conseguem imitar os sons.
* Dislalia orgânica: ocorre em...
tracking img