Grafset

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 GRAFCET (Norma IEC 848)
O grafcet, também conhecido como SFC (Sequential Functional Charts), é uma representação gráfica da parte de comando de um sistema automatizado, e é utilizado para desenvolver acionamentos seqüenciais ou dependentes do tempo. Atualmente o Grafcet é adotado por alguns fabricantes de CLP como linguagem direta de programação. Para CLP’s que não possuem essa característica,o Grafcet pode ser traduzido para Ladder tornando-se assim uma ferramenta para elaboração de comandos seqüências. Elementos de um Grafcet: etapas, transições, arcos, receptividade, ações e regras de evolução.

O grafcet descreve a seqüência em que as ações serão executadas de acordo com sinais de entrada. Cada ação está associada a uma etapa do grafcet e somente é executada quando a etapaestiver ativa. As transições controlam a evolução do grafcet, ou seja, a desativação e a ativação das etapas. Cada transição está associada a uma receptividade, ou expressão lógica das variáveis de entrada, que quando verdadeira, causará a desativação da etapa anterior à transição e ativação da etapa posterior. A ligação entre etapas e transições é realizada por arcos orientados que determinam osentido de evolução do grafcet.

2
1. ETAPAS Uma etapa é um estado no qual o comportamento do circuito de comando não se altera frente a entradas e saídas. Em um determinado instante uma etapa pode estar ativa ou inativa. O conjunto de etapas ativas num determinado instante determina a situação em que se encontra o Grafcet. Etapa inicial é a etapa que se torna ativa logo após início do funcionamentodo Grafcet.

2. TRANSIÇÃO Representada graficamente por traços nos arcos orientados que ligam etapas e significam a evolução do Grafcet de uma situação para outra. 2 etapas nunca podem ser conectadas diretamente entre si, devendo assim ser separadas por uma transição. Em um dado instante, uma transição pode está válida ou não. Uma transição está válida precedentes estiverem ativas. quando todasas etapas imediatamente

A passagem de uma situação para outra só é possível com a validade de uma transição, e se dá com a ocorrência da transição.

3 Arcos orientados Indicam a seqüência do Grafcet pela interligação de uma etapa a uma transição e desta a outra etapa. O sentido convencionado é de cima para baixo, quando não for o caso, devese indicá-lo.

3
4 Ação As ações representam osefeitos que devem ser obtidos sobre os mecanismos controlados em uma determinada situação (“o que deve ser feito”). Representam também ordens de comando (“como deve ser feito”).

As ordens de comando contidas em ações atuam sobre: · Elementos físicos do mecanismo controlado · Elementos auxiliares do comando · Interfaces homem-máquina Uma ação pode conter ordens de comando do tipo: contínua,condicional, memorizada, com retardo, limitada no tempo e impulsional.

4.1 Ordem contínua

Tipo de ordem de comando cuja emissão depende da ativação da etapa a qual estiver associada, sua duração é o tempo que a etapa, a qual está associada, estiver ativa.

4
4.2 Ordem condicional

Tipo de ordem de comando cuja emissão além da ativação da etapa associada, depende de uma outra condiçãológica a ser satisfeita.

4.3 Com retardo

Trata-se do caso particular de ordem condicional em que a dependência é associada a um retardo de tempo após a ativação da etapa. Caso a etapa permaneça ativa por um período menor que o especificado, a ação não é iniciada.

5
4.4 Limitada no tempo

A ordem é emitida logo após a ativação da etapa, porém com duração limitada a um valor de tempoespecífico.

4.5 Impulsional e Impulsional Condicionada

Semelhante à limitada, mas com tempo de duração “infinitesimamente” pequeno (corresponde ao ciclo de varredura do CLP comum).

6
4.6 Memorizada

Ação específica para ligar (SET) e outra para desligar (RESET).

5 Receptividade É a função lógica combinacional associada a cada transição. Quando em estado lógico verdadeiro, irá habilitar...
tracking img