Cmmi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CMMI: do desenvolvimento à gestão de projetos
03 de março de 2009, 21:40
A utilização de conceitos e práticas do CMMI 2 pode, de forma simples, ajudar as empresas a melhorar a gestão de seus projetos e processos internos.
Por Guilherme Schneider
O CMMI é um conjunto de práticas de gerenciamento e de melhoria da qualidade a serem aplicadas criteriosamente no processo de desenvolvimento desoftware.
Foi criado para garantir maturidade na capacidade de desenvolver software, em 1987, por Watts Humphrey, pela Universidade Carnegie Mellon, ligada ao Software Engineering Institute ? SEI.
A primeira versão do CMMi foi oficialmente publicada no ano de 2000. A versão atual é a 1.2.
O CMMI é dividido em cinco níveis de maturidade, aqui representados graficamente:

Fonte: PMTech ? MauroSotille
As características de uma organização madura em seus projetos e processos são:
* Processos são definidos, documentados e utilizados;
*  Planos de gestão são desenvolvidos, monitorados e comunicados;
* Papéis e responsabilidades são claros;
* Produto e processo são medidos;
* Qualidade, custo e prazo são previsíveis;
* Tecnologia é planejada e utilizada comeficácia;
* Melhoria contínua é um ?estilo de vida?.
Legal, mas e agora?
O objetivo deste artigo não é ensinar ou se aprofundar em como uma empresa pode implantar o modelo CMMI 2 para um processo formal de certificação, e sim identificar e mostrar como a utilização de conceitos e práticas deste modelo podem, de forma simples, ajudar as empresas orientadas a projetos a melhorarem a gestão de seusprojetos e processos internos.
O modelo CMMI foi concebido especificamente para organizações que desenvolvem softwares, mas em seu nível de maturidade 2 o foco é a gestão de projetos, o que pode fazer com que seus conceitos possam ser facilmente aplicados em outros tipos de organização que trabalham orientadas a projetos.
O nível 2 do CMMI está dividido em sete áreas de processos chave:
*Gerência de requisitos (REQM);
* Planejamento de projetos (PP);
* Acompanhamento de projetos (PMC);
* Garantia de qualidade do processo e do produto (PPQA);
* Medição e análise (MA);
* Gerência de configuração (CM);
* Gerenciamento de acordos com fornecedores (SAM);
Levando essas áreas de processo para um contexto de projeto web, por exemplo, poderíamos ter essesprocessos agrupados da seguinte forma:
* 1. Gerência de requisitos: entender e documentar formalmente todas as solicitações do cliente e os propósitos e ?desenho? do website que será criado.
* 2. Planejamento de projetos: definir e documentar os objetivos do projeto, as entradas e o produto final a ser entregue. Definir os responsáveis por cada etapa do processo de criação. Definir umcronograma para o projeto.
* 3. Acompanhamento de projetos: reportar e acompanhar o andamento do projeto, acompanhar o cronograma e as entregas. Agir no caso de atrasos e reportar problemas e/ou atrasos para o cliente.
* 4. Garantia da qualidade do processo e do produto: ao final de cada entrega, testar e documentar os testes do que já foi entregue. Testar cada componente em separado dentrodos requisitos que foram passados e depois executar um teste do ?todo?. Exemplo de teste unitário: testar o formulário de contato, se envia o e-mail de contato e se faz as validações necessárias para não enviar um e-mail vazio.
* 5. Medição e análise: medir a produtividade da sua equipe, baseado no cronograma e nos tempos que foram gastos para cada entrega. Medir o número de defeitos que foramcorrigidos e onde aconteceram para agir para que não aconteçam mais. Medir as horas previstas x horas trabalhadas para se ter um cenário realista dos custos do projeto.
* 6. Gerência de configuração: gerenciar toda a entrega e ?instalação? do website no servidor onde ele será hospedado. É interessante, nesse caso específico fazer um checklist das etapas e verificar se foram corretamente...
tracking img