Algo sobre alfafa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. Introdução........................................................................................................2
2. Justificativa......................................................................................................3
3. Objetivos..........................................................................................................4
3.1. Objetivogeral.............................................................................................4
3.2. Objetivos específicos................................................................................4
4. Fundamentação Teórica.................................................................................5
4.1. Características físicas da produção de alfafa.........................................54.2 – Os avanços tecnológicos e de Insumos na Agricultura e seus Impactos ao Meio Ambiente................................................................................7
5. Procedimentos metodológicos.....................................................................9
6. Cronograma de execução............................................................................10
7.Bibliografia.....................................................................................................11

1 – INTRODUÇÃO

O presente projeto tem por objetivo analisar os fatores que interferem na produção de alfafa, como máquinas agrícolas, fertilizantes, agrotóxicos, enfocando os impactos sócio ambientais por parte desses produtos, dando ênfase ao solo e a água, que com o passar dos anos vemsofrendo conseqüências pelo processo da modernização agrícola.
Dessa forma, segundo BALSAN (2006), se constata que as questões ambientais além de complexas, exigem conhecimentos multidisciplinares, como exemplo o manejo em solos frágeis, é extremamente complexo, com varias limitações de uso, tudo isso a uma baixa rentabilidade.
Com isso, verifica-se muitas vezes o uso incorreto das tecnologias einsumos agrícolas, por parte dos agricultores, levando a degradação e alteração do ambiente.
Dessa maneira, segundo (MARTINI, GARCIA, 1987), essa perdas da natureza afetam profundamente a rentabilidade da atividade agrícola, comprometendo em muitos casos o próprio futuro do agricultor.
A partir desse contexto são apresentadas primeiramente as características físicas da produção de alfafa. Como essecultivo se adaptou ao clima tropical, suas necessidades, plantio, colheita, entre outros.
É por fim, a relação das tecnologias e insumos agrícolas, que por um lado houve um acréscimo da produção e por outro aumentou os impactos ambientais, gerando uma instabilidade aos agricultores e ao meio ambiente.

2 – JUSTIFICATIVA

A escolha do tema foi realizada em função da pesquisa fazer parte docotidiano do pesquisador, com isso facilitará o trabalho de campo. Dessa forma contribui para uma reflexão geográfica no momento que expressa os impactos socioambientais, que a produção de alfafa causa no solo, seja por meio de maquinas, agrotóxicos, fertilizantes, entre outros.
Dessa maneira, colabora para uma mediação com a geografia agrária, devido ao fato dessa plantação e seus impactossocioambientais serem poucos discutidos. Do ponto de vista da articulação é englobado que os pequenos agricultores forneçam seus produtos a preço baixo para os grande compradores, assim a geração do lucro maior ficará para que revende, com cerca de 50% a mais que os pequenos produtores, há também outro problema, o agricultor que não é associado da cooperativa não recebe as mercadorias que necessita para ocultivo, então terceiros fornecem para não perder o rendimento da plantação, tudo funciona como um conjunto, um depende do outro para somar lucros.
Sendo muito relevante para a sociedade porque através desse trabalho ficam conhecendo como é o cultivo da alfafa, principalmente os grandes centros que recebem esse produto e muitas vezes não sabem onde é cultivado, como é o plantio, colheita,...
tracking img