Dsddd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 11
TECIDO NERVOSO

1) HISTOLOGIa

O tecido nervoso é distribuído pelo organismo e interliga-se formando uma complexa rede de comunicações que constituem o sistema nervoso. Este é dividido em:
- Sistema Nervoso Central (SNC): formado pelo encéfalo e medula espinhal;
- Sistema Nervoso Periférico (SNP): formado pelos nervos e gânglios nervosos (pequenos agregados de célulasnervosas).

O tecido nervoso é constituído por dois componentes principais, que são os seguintes:

1) Neurônios: células que geralmente possuem longos prolongamentos, que têm a capacidade de responder a estímulos com a modificação do potencial elétrico de suas membranas – impulso nervoso.
Em geral, os neurônios apresentam uma complexa morfologia, mas quase todos têm três componentes, que são osseguintes:
• Dendritos – prolongamentos numerosos que têm a função de receber os estímulos.
• Corpo celular ou pericário - é onde se localiza o núcleo. É o centro trófico da célula. Também é capaz de receber estímulos.
• Axônio – prolongamento único, cuja função consiste em conduzir os impulsos que transmitem informações do neurônio para outras células (nervosas, musculares,glandulares).

Conforme sua morfologia, os neurônios dividem-se em:
- Neurônios multipolares: possuem mais de dois prolongamentos celulares;
- Neurônios bipolares: apresentam um dendrito e um axônio;
- Neurônios pseudo-unipolares: têm próximo ao corpo celular um único prolongamento, mas que se divide em dois, originando um ramo para a periferia e outro para osistema nervoso central.
A imensa maioria dos neurônios é multipolar. Os neurônios bipolares podem ser encontrados em locais como os gânglios coclear e vestibular, a retina e a mucosa olfatória. Já os neurônios pseudo-unipolares encontram-se nos gânglios espinhais, que são gânglios sensitivos localizados nas raízes dorsais dos nervos espinhais.

Há também uma classificação neuronal quanto àssuas funções, que é a seguinte:
- Neurônios motores: que controlam órgãos efetores, como fibras musculares e glândulas exócrinas e endócrinas. São encontrados nos cornos anteriores da medula.
- Neurônios sensoriais: que recebem estímulos sensoriais do meio ambiente e do próprio organismo. São localizados nos gânglios.
- Neurônios de associação ouinterneurônios: que estabelecem conexões entre os neurônios, formando circuitos complexos. São encontrados nos cornos posteriores da medula.

2) Neuroglia ou Células da Glia: sustentam os neurônios e participam de atividades relacionadas à nutrição, à reprodução e à defesa do tecido nervoso.

- Astrócitos: são as maiores células da neuroglia. Possuem núcleos esféricos centrais e diversosprolongamentos. Com esses prolongamentos eles envolvem os capilares sangüíneos e os induzem a formar junções oclusivas que constituem a barreira hematoencefálica. Os astrócitos também enviam seus prolongamentos à superfície dos órgãos do SNC (encéfalo, medula), onde formam uma camada na superfície do tecido nervoso, logo abaixo da pia-máter. Dessa forma, os astrócitos formam um compartimento funcionalcom os íons e as moléculas adequadas para o bom funcionamento dos neurônios. Podemos distinguir os astrócitos, por suas variações morfológicas decorrentes de suas diferentes localizações, nos seguintes tipos:
* Astrócito protoplasmático – na substância branca.
* Astrócito fibroso – na substância cinzenta.
* Astrócito misto – na zona de transição entre as duas substâncias (branca ecincenta).

- Oligodendrócitos: são menores e possuem poucos prolongamentos. Situam-se tanto na substância branca como na cinzenta. Nesta, localizam-se preferencialmente próximo aos corpos celulares dos neurônios, constituindo células satélites, que formam uma relação simbiótica com esses neurônios. Já na substância branca, os oligodendrócitos estão organizados em fileiras, entre...