Estado e politicas publicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Existem várias definições para Governança Corporativa. Mas, segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, entende-se por Governança Corporativa, como sendo o sistema em que as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo a relação entre Acionistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria, Conselho Fiscal e etc. Quando se aplica as boas práticas de Governança Corporativa,há diversos benefícios, como o aumento do valor da sociedade, facilidade de acesso ao capital, além de contribuir para a sua perenidade. Ou seja, tem o objetivo de valorizar a organização ou instituição.

Antes, as empresas tinham uma administração centralizadora e autoritária, que ignorava totalmente os colaboradores da instituição, os sócios, os acionistas minoritários e a sociedade, tendocomo objetivo agradar ao sócio majoritário, deixando de lado, tudo e todos.

A governança corporativa tem como objetivo, criar um conjunto de mecanismo que seja eficiente, tanto de incentivos quanto de monitoramento, com a intenção de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas. Salienta também, a importância da unificação dos objetivos emetas dos envolvidos tanto na organização quanto os colaboradores externos do desenvolvimento da empresa.

A empresa que adota os métodos de Governança Corporativa adota como linhas mestras a Transparência, Prestação de Contas e Equidade.



1. Modelos de Governança Corporativa

É cada vez mais notória a expansão das práticas de governança corporativa em todo o mundo, tanto em mercadosdesenvolvidos, como naqueles em desenvolvimento. Como não há uma completa convergência sobre a correta aplicação das praticas de governança nos mercados, cada país, aplica essas praticas de uma forma, ou seja, o emprego das boas práticas de governança apresenta diferenças quanto ao estilo, estrutura e enfoque, embora, pode-se afirmar que todos se baseiam nos princípios da transparência e prestação decontas, como meio de atrair investimentos aos negócios.

Assim, de acordo com a ABGC, pode-se dividir os sistemas de governança corporativa no mundo em: Outsider System e Insider System.

1.1 Outsider System

É o sistema de governança anglo-saxão – EUA e Reino Unido. Esse sistema contempla:

a) Estrutura de propriedade dispersa nas grandes empresas;

b) Papel importante domercado de ações na economia;

c) Ativismo e grande porte dos investidores institucionais e

d) Foco na maximização do retorno para os acionistas (shareholder oriented).

Em estudos realizados, foi evidenciado que nos EUA, a governança enfatiza a transparência das informações pela necessidade dos investidores de monitorar o desempenho das empresas, tornando o mercado mais eficiente. Amedida de eficiência normalmente utilizada é o retorno do capital financeiro. Observou-se tendência para mudanças como a redução das restrições sobre a influencia dos acionistas, aumento das relações de longo prazo e reconhecimento dos demais stakeholders.

1.2 Insider System

É o sistema de governança da Europa Continental e Japão. Este sistema contempla:

a) Estrutura de propriedademais concentrada;

b) Presença de conglomerados industriais-financeiros;

c) Baixo ativismo e menor porte dos investidores institucionais e

d) Reconhecimento mais explicito e sistemático de outros stakeholders não financeiros, principalmente funcionários.

Diferente dos EUA que preza mais a transparência das informações, países como Alemanha e Japão, baseiam a governançacorporativa nas relações entre proprietários e administradores, de forma a obter benefícios a longo prazo para ambos. Essa característica reduz os problemas de agência. No Japão, 50% e 70% das ações de empresas listadas em bolsas são detidas por outras empresas, no sistema de participações acionarias cruzadas que une os membros de keiretsus. Os bancos em geral e outros investidores institucionais...
tracking img