Estado, sociedade e cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO


Módulo 4 – Estado e Sociedade
Unidade 1 – Estado, Sociedade e Cidadania


Qual o tema abordado na unidade

Na unidade vem abordando sobre a cidadania dos direitos políticos,civis e sociais, na qual liberdade busca-se a igualdade, em uma sociedade de ideal, onde todos os seres humanos nascem com os mesmos direitos. Em Vários momentos na sociedade, encontramos práticas quecontradizem as leis, onde não está presente o direito a vida, a liberdade e a segurança pessoal. Entretanto existem as diversas leis que amparam os cidadãos considerando a longa história das lutas pelasconquistas dos direitos. A percepção da história das conquistas pelos direitos entre o passado, presente e futuro, exercemos o conhecimento da cidadania brasileira. Diante da participação dasociedade, as existências dos movimentos sociais, em prática, tornam-se instrumentos que fortalece as políticas públicas de suas necessidades e a luta pelos direitos sociais.


Quais os principaisconceitos apresentados na unidade

Cidadania – São os direitos e deveres do individuo em relação a sociedade em que vive.
A política pública promovida pelo Estado e por governos – Ao longo da históricabeneficiar uma pequena parte da sociedade, onde esse grupo conseguia conquistar seu espaço de poder e fazer parte da decisão política, deixando o restante da sociedade sem condições igualitárias. Apartir dos anos de 1980, os movimentos sociais contribuíram para o processo de redemocratização no país, pressionando o estado por políticas públicas mais efetivas em que garantem a cidadania a todos dasociedade.
Política Pública nas desigualdades sociais – em vários momentos na sociedade a população desfavorecida vem lutando por seus direitos iguais entre todos. Através dos diversos movimentos quecontribuíram para a criação de leis, políticas públicas que garantam seus direitos e desta forma marcam a história brasileira.
A Constituição Brasileira de 1934 – no regime democrático, onde visa o...
tracking img