Filosofia moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE FILOSOFIA


TEMA 8: FILISOFIA MODERNA


FILOSOFIA MODERNA (DO SÉCULO XVII A MEADOS DO SÉCULO XVIII)


Período conhecido como o grande Racionalismo Clássico, nasce procurandovencer um ambiente de pessimismo.
Esse pessimismo teórico é o ceticismo, ou seja, a atitude filosófica duvida da capacidade da razão humana para conhecer a realidade exterior e o homem. Diante damultiplicidade da opiniões em luta, o sábio tornou-se cético.
Para vencer o ceticismo a Filosofia Moderna propõe três mudanças teóricas: 1) Surgimento do sujeito do conhecimento, começa indagando qual é acapacidade da razão humana para conhecer e demonstrar a verdade dos conhecimentos;
2) O objeto do conhecimento, quando as coisas interiores são conhecidas pelo sujeito do conhecimento que asrepresenta intelectualmente, ou seja, tudo o que pode ser conhecido deve poder ser representado por um conceito ou por uma ideia clara e distinta;
3) Realidade racional, é um sistema de causalidadesracionais rigorosas que podem ser conhecidas e transformadas pelo homem.
Os principais pensadores desse período foram: Francis Bacon, Descartes, Galileu, Pascal, Hobbes, Espinosa, Leibniz, Malembranche,Locke, Berkeley, Newton, Gassendi.
A Filosofia Moderna abriu novos caminhos para os próximos séculos onde o homem utiliza a razão para ser capaz de conhecer a origem, as causas e os efeitos daspaixões e das emoções, e por meio da razão é capaz de governa-las e dominá-las.
Atualmente, com a ajuda da Filosofia, podemos pensar e analisar nosso dia-a-dia nas pequenas coisas que fazemos, nas músicasque ouvimos, nas conversas, no trabalho, etc.
Como diz a música de Raul Seixas: “Eu prefiro ser, essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.” È através da Filosofiaque desenvolvemos nossa capacidade de pensar, discutir e criticar o que nos é imposto.
O homem por ser curioso, vive a vida se transformando, buscando novos conhecimentos e muitas vezes o utiliza...
tracking img