Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA - EAD

Município: Águas de Santa Bárbara
Estado: São Paulo
Turma: 661 – POP: EMEF” Paulo Aparecido Silvério”
Pólo: Rima Atividades de Ensino
Tutor(a): Maria Eliza Gomes de Godoy
Semestre/Ano: 1º / 2010

ALFABETIZAÇÃO: O ponto de partida, mas não a linha de chegada.
Juliana Ferreira Bernardes
LucéliaFerreira da Costa Vertuan

INTRODUÇÃO


A Leitura e a escrita tem grande importância na vida de um cidadão, pois vivemos em uma sociedade inteiramente gráfica. Esse tipo de linguagem está presente nos mais variados meio de comunicação, nos filmes, comerciais, ao pegarmos um ônibus, ao comprarmos uma passagem, ao interpretarmos uma receita médica e até mesmo para cozinhar.
Há muito tempo pensava-seque esse era o principal objetivo da escola, ensinar aos alunos o “código” da leitura e escrita, e que era somente na escola que se aprendia esse método de comunicação.
Antes um indivíduo alfabetizado era aquele que soubesse as letras do alfabeto. O método de ensino era o bê-á-bá (cartilha). Hoje sabe-se que, embora seja necessário o conhecimento das letras, não é o suficiente para ser competenteno uso da língua escrita.
Nos estabelecimentos onde foram realizados os estágios II e III, deste curso, a Alfabetização e Letramento são temas trabalhados cotidianamente, mas sem ser o enfoque principal no processo de ensino aprendizagem dos alunos. As teorias construtivistas embasam a prática docente desse grupo de professores.
Além de alfabetizados, nossas crianças necessitam ser letradas.Mas, o que é o Letramento? Como ensinar então aos nossos alunos sem utilizar o método cartilhesco, mas de forma eficaz e completa? Qual é a diferença entre alfabetização e letramento? Como trabalhar um tema tão complexo, mas ao mesmo tempo essencial para o desenvolvimento de nossos alunos?
O objetivo deste trabalho é mostrar como se dá o trabalho docente de professores alfabetizadores, e como,segundo alguns autores, ocorre o processo de ensino aprendizagem na área de alfabetização.
1. A CRIANÇA, DA aquisição da fala até a escrita
Não é possível falarmos de alfabetização sem antes entender como ocorre a aquisição da linguagem nas crianças. Desde bebês, as crianças constroem suas formas de comunicação ao conviverem com adultos dos quais eles dependem. Esse contato entre adultos e criançasé primordial para que a criança aprenda a se expressar, inicialmente essas formas de linguagens são estritamente corporais, com gestos como apontar um objeto ou dar os braços quando quer colo, até mesmo rir quando algo lhe agrada ou chorar quando algo a incomoda. Vigotski em sua teoria sócio-histórica enfatiza que as relações sociais das quais participamos desde o nosso nascimento são essênciaspara o desenvolvimento humano. As comunicações não verbais expressas aqui são a base sobre a qual se constrói a linguagem falada. “A função primordial da fala, tanto nas crianças, quanto nos adultos, é a comunicação, o contato social. A fala mais primitiva da criança é essencialmente social”. (Vigotski, pág. 23, 2003)
Os educadores dos primeiros anos de vida devem valorizar os movimentos, os gestose a expressividade facial porque constituem um sistema de comunicação e estabelecem a base para o desenvolvimento da linguagem.
Através da linguagem que a criança representa o seu modo de ver o mundo. É através da palavra que o homem se apropria da experiência acumulada dos outros homens, não precisando vivenciar, ele mesmo, todas as situações.
Até pouco tempo, pensava-se que a criança sópoderia dar inicio ao processo de aprendizagem da leitura e da escrita em determinada idade, no Brasil essa idade seria aos 7 anos , quando a criança ingressava no 1º ano do Ensino Fundamental. No entanto, em meados da década de 1980, Emília Ferreiro, em seu livro Reflexões sobre alfabetização (Ferreiro, 1985), criticava essa hipótese de idade e série de escolaridade para que a criança tenha acesso à...
tracking img