Fichamento



Título: O Estado Moderno e a sociedade civil nos clássicos da teoria política


Carlos Monataño, Maria Lúcia Duriguetto. Estado, classe e movimento social (Cap. 1).São Paulo:Cortez,2010.


Desde a Grécia antiga já se tinha a preocupação de entender o que é Estado e os governos, como governa e quem governa. Platão (Atenas, 429-347 a.C.), distingue trêscategorias de homens segundo estado da alma: os filósofos (a razão), os guerreiros (a paixão) e os trabalhadores (o apetite), ele acredita que os mais capazes para governar a polis seriam os filósofosque são os pensantes da sociedade. No livro A República ele fala sobre as formas “ boas” e as formas “ más” de governar.
Aristóteles (Atenas, 384-322 a.C.), discípulo de Platão cria a clássicateoria sobre as formas de governo ou “politeias”, as constituições são retas ou desviadas dependendo de quem governa garantir seu próprio interesse ou o bem comum. Na teria aristotélica há a clara idéiada existência de classes, quando diz que não importa a quantidade de governantes, mas a presença de pobres e ricos no governo. A existência de classe e interesses classes, gera tensões que só podemser evitadas pela intervenção do Estado.
Nicolau Maquiavel (Florença, 1469-1527), revolucionou a astronomia com o “sistema heliocêntrico”, questionando o sistema vigente de Ptolomeu, no qual aterra era o centro de um universo finito. Nicolau diferentemente dos gregos não estuda os políticos e sim a analise da política. Visou desvendar uma ética política (não moral) que não importa os meiosempregados, mas sim os resultados da ação política e o ator político. Destaca a distinção entre Estado e sociedade, o Estado é onde está o rei supremo, onde são criadas as leis para impor limites àsociedade; a sociedade é uma propriedade privada, não podendo ali o Estado intervir, é onde acontecem as relações sociais e econômicas.
Na idade média o estado estava nas mãos do Senhor, ele é o... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 03). Estado moderno e a sociedade civil nos clássicos da teoria política. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estado-Moderno-e-a-Sociedade-Civil/139187.html

MLA

"Estado moderno e a sociedade civil nos clássicos da teoria política" TrabalhosFeitos.com. 03 2012. 2012. 03 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estado-Moderno-e-a-Sociedade-Civil/139187.html>.

MLA 7

"Estado moderno e a sociedade civil nos clássicos da teoria política." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2012. Web. 03 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estado-Moderno-e-a-Sociedade-Civil/139187.html>.

CHICAGO

"Estado moderno e a sociedade civil nos clássicos da teoria política." TrabalhosFeitos.com. 03, 2012. Acessado 03, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estado-Moderno-e-a-Sociedade-Civil/139187.html.