Tecido muscular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As células da glia e atividade neuronal

A neurologlia ou glia há vários tipos celulares presentes no sistema nervoso central do lado dos neurônios.
As células da glia não se destacam bem,aparece apenas a seu núcleo nas lâminas coradas pelas HE.
No sistema nervoso central calcula-se as células da glia para cada neurônio, em virtude do menor tamanho das células da neuroglia elas ocupam ametade do volume do tecido. O tecido nervoso tem apenas uma quantidade mínima de material extracelular, e as células da glia fornecem um microambiente adequado para os neurônios e desempenham outrasfunções.
Oligodendrócitos: produzem as bainhas de mielina que servem de isolantes elétricos para os neurônios do SNC. É também prolongamentos que enrolam em volta dos axônios produzindo a bainha demielina.
Células de Schwann: tem a mesma função dos oligodendrócitos, no entanto localiza-se em volta dos axônios do SNP. Cada célula do Schwann forma mielina em torno de um único axônio, ao contrariodo Oligodendrócitos tem prolongamento dos quais envolvem vários axônios.
Astrócitos: são células de forma estrela da com múltiplos processos irradiando do corpo celular. Essas células tem feixes defilamentos intermediários que contitue proteínas fibrilar ácida da glia, que reforçam a estrutura celular, ligam os neurônios as capilares sanguíneos e a pia-máter.
São chamados de astrocitosfibrosos por ter prolongamentos menos numerosos e, mas longos, e se localizam na substância branca. Astrócitos protoplasmáticos encontra-se na substância cinzeta tem maior numero de prolongamentos que sãocurtos e muito ramificados.
Dentre as células da glia, os astrócitos são os mais números e de maior diversidade funcional, além da sustentação, participam do controle da composição iônica e moleculardo ambiente extracelular dos neurônios. Alguns astrócitos apresentam prolongamentos, chamados pés vasculares, que se expandem sobre os capilares sanguíneos. Esses prolongamentos transferem moléculas...
tracking img