Estado liberal

Páginas: 4 (753 palavras) Publicado: 18 de março de 2013
Estado liberal
A sociedade burguesa implanta o mercado livre e a separação da propriedade privada e publica. O estado liberal pode ser simultaneamente representante do publico e guardião do privado.O estado absolutista é substituído pelo estado liberal, mas algumas características continuaram. Ser burguês no século XVIII era recusar qualquer forma de intervenção do estado na economia. Mas elesnão queriam abolir o estado pois eles iriam precisar dele para reprimir a classe operaria. A burguesia do século XVIII que significava restringir mas não tirar o poder político do estado na economia.A mão invisível
A razão da burguesia querer implantar a o liberalismo econômico foi a teoria da mão invisível de Adam Smith, que era a teoria que a economia ia se ajeitar sem nenhuma intervençãoexterna. Ele dizia também que um produto só seria produzido se houvesse necessidade de consumo, o consumidor seria a peça fundamental para essa relação. Dever de o estado zelar pela segurança publica,protegendo os indivíduos da sociedade. Todos deveriam ser livres para produzir e vender seus produtos e quem vendesse mais poderia lucrar com seus produtos. A propriedade passou a ser privada podiaser comprada ou vendida.
O estado liberal democrático
A burguesia acaba com as restrições feudais e implanta um regime político mais aberto. Mas nem todas viraram imediatamente uma democracialiberal, somente naquelas que a burguesia se juntou com o proletariado contra a nobreza. O direito do voto foi uma invenção da burguesia revolucionária. O estado liberal é composto por um governo central,que executa leis elaboradas pelo poder legislativo e com o poder judiciário zelando pelo comprimento delas. Se houver uma crise social que afeta as estruturas do estado o parlamento pode fechar portempo indeterminado assim sendo estado de sitio. O estado liberal democrático não é apenas um protetor da propriedade privada, mas também um investidor no desenvolvimento econômico.
O estado do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O estado liberal
  • Estado Liberal
  • Estado liberal
  • O estado liberal
  • Estado liberal
  • O Estado liberal
  • Estado liberal
  • O Estado Liberal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!