O estado liberal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO COM FOCO EM GESTÃO PÚBLICA

MEIRYLINE GOMES LIRA











O ESTADO LIBERAL DOS PENSADORES JOHN LOCKE EJEAN JACQUES ROUSSEAU



























MARANGUAPE, 2012

MEIRYLINE GOMES LIRA









O ESTADO LIBERAL DOS PENSADORES JOHN LOCKE E JEAN JACQUESROUSSEAU









Portfólio 01 apresentado ao Curso de Graduação em Administração com foco em Gestão Pública da Universidade Federal do Ceará como requisito deaprovação da disciplina Seminário Temático III: Tópicos Especiais em Administração Pública. Sob orientação da Profª Camila Furtado Albuquerque.















MARANGUAPE, 2012

O EstadoLiberal é considerado um fruto d e um pensamento liberal, sendo este baseado em teses do intelectual John Locke (1632 – 1704), mais conhecido como o pai do liberalismo por conta de suas ideias quecriticavam o tipo de Estado caracterizado pelo poder absolutista do rei que era visto como uma escolha divina. Um Estado Liberal não necessariamente é considerado democrático, pelo contrário, numcontexto histórico em sociedades que prevalecem a desigualdade à participação no governo, pois se limitava as classes dominantes.

Enquanto ideologia, o liberalismo paulatinamenteproporcionou coesão ao conjunto das classes (dominados e dominantes), favorecendo a derrocada do feudalismo. Calcado no individualismo, o liberalismo preconizava a defesa irrestrita da propriedade privada,procurando demonstrar que a busca do interesse próprio e a liberdade plena garantiriam o equilíbrio funcional do sistema e a felicidade de todos, capitalistas e trabalhadores (PEREIRA, 2004).

Deacordo com os pensamentos de Locke, este afirmava que o homem é anterior à sociedade, a liberdade e a igualdade fazem parte de seu Estado de natureza. Essas ideias levaram a uma busca por paz,...
tracking img