Estaca raiz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto


Estacas moldadas in loco perfuradas com circulação de água, método rotativo ou rotativo-percursivo em diâmetros variando de 100 a 410 mm e executadas com injeção de argamassa ou calda decimento sob baixa pressão.

Utiliza-se um tubo de revestimento em cuja extremidade é acoplada uma coroa de perfuração adequada às características geológicas da obra.



Devido ao seu processoexecutivo a estaca raiz é uma estaca de argamassa armada, com fuste contínuo rugoso e armada ao longo de seu comprimento. Ela atende as especificações quanto à resistência da argamassa, interaçãoferro-argamassa, proteção e recobrimento da armadura, entre outras. Podem ser executadas na vertical ou inclinadas, com limitação de pé direito ou da área de trabalho, devido às dimensões reduzidas doequipamento de perfuração. Alinhando-se a isto, podemos salientar também: a alta produtividade obtida; a possibilidade de atravessar qualquer tipo de terreno inclusive rocha, matacão, concreto armado ealvenaria; a ausência de vibração; de descompressão do terreno e o baixo nível de poluição sonora.





Indicada para reforços de fundação, complementação de obras(ampliações), locais de difícilacesso e em obras onde é necessário ultrapassar camadas rochosas, fundações de obras com vizinhança sensível a vibrações ou poluição sonora, ou ainda, para obras de contenções de taludes.

 Asestacas-raiz suportam grandes cargas de compressão e de tração;

 Podem atingir grandes profundidades;
 Pode ser executada tanto em solo quanto em rocha e não provoca ruídos e vibrações;  Podem serexecutadas com maiores inclinações (0 à 90º);  Reforço de fundações;  Chegam a lugares de difícil acesso.

 Outros sistemas exigem espaços maiores para receber o maquinário;
 Não provocamvibração ou choque na execução.

 Custo elevado;

 Alto consumo de cimento;
 Alto consumo de ferragens;  Impacto ambiental;  Desperdício de água;

 Obra alagada devido ao consumo excessivo de...
tracking img