Santo daime

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO



- Introdução

- A Religião Santo Daime
1. Origem
2. O Fundador
3. A Religião
4. O Chá Santo Daime

- Conclusão
- Referências Bibliográficas



INTRODUÇÃO

O movimento religioso do Santo Daime surgiu no início do século XX, sendo iniciado pelo Sr. Raimundo Irineu Serra, nascido em 1892 no Maranhão. Foi ele quem recebeu a revelação da doutrina destareligião, baseada na doutrina cristã, após o uso do chá chamado Ayashuasca, que posteriormente recebeu o nome de Santo Daime, dando, assim, o nome para a religião.
O uso do chá proporcionou a Irineu suas “migrações”, apareceu-lhe então uma mulher chamada Clara, que se dizia Nossa Senhora da Conceição, a Rainha da Floresta. Foi ela quem deu o nome Santo Daime ao chá. A palavra “Daime” vem do verbo “dar”no imperativo.
Este chá preparado mediante o cozimento do cipó jagube e a folha chacrona, ambos típicos da floresta amazônica, tem propriedades enteógenas. A bebida é utilizada por grupos indígenas do continente americano desde a época pré-colombiana em rituais mágico-religiosos.
Na presente pesquisa, procuramos esclarecer, baseando-nos na bibliografia e em páginas da internet ligadas aomovimento Santo Daime, o que é e como surgiu a religião, bem como suas principais características, rituais e as propriedades do chá Santo Daime.


A RELIGIÃO SANTO DAIME

1. ORIGEM


O movimento religioso do Santo Daime originou-se no interior da floresta amazônica, no início do século XX, com o neto de escravos Raimundo Irineu Serra. Foi ele que recebeu a revelação de uma doutrina de cunhocristão, após ingerir a bebida Ayahuasca (vinho das almas), posteriormente chamada de Santo Daime.
A bebida, de uso bastante difundido pelos povos indígenas da região, é obtida pelo cozimento de duas plantas, o cipó Jagube (banesteriopsis caapi) e a folha Rainha (psicotrya viridis) ambas nativas da floresta tropical. Ele tem propriedades enteógenas, isto é, produz uma expansão de consciênciaresponsável pela experiência de contato com a divindade interior, presente no próprio homem.
Segundo o próprio Mestre Irineu, ele recebeu essa Doutrina através de uma aparição de Nossa Senhora da Conceição, em uma das primeiras vezes que tomou a bebida, na região de Basiléia, Acre. Ele passou por uma fase de iniciação no interior da floresta, incluindo jejum de alimentos e abstinência sexual, a fim deobter “poderes de mira”, vidência e comunicação com os espíritos.
Irineu recebeu em suas “migrações” os hinos, em que se apoiaram a doutrina do Santo Daime. Nestes hinos encontram-se ralações com o cristianismo, das religiões africanas e das indígenas, sendo assim, a reunião de três culturas: a branca, a negra e a indígena.
São evocados, nestes hinos, Jesus Cristo, Nossa Senhora da Conceição,São João Batista, o patriarca São José, Tuperci, Ripi Iáiá, Currupipipiraguá, Equiôr, Tucum, Barum, Marum, Papai Paxá, B.G., Rei Titango, Rei Agarrube, Rei Tintuma, Princesa Soloína, Princesa Janaína e Marachimbé.

2. O FUNDADOR

Mestre Raimundo Irineu Serra nasceu em São Vicente Ferret, no Estado do Maranhão em 1892. No final da primeira década do século, embarcou para o então Território doAcre, onde se estabeleceu próximo à cidade de Basiléia, na fronteira do Peru. Foi no coração das florestas da América do Sul, que o Mestre Raimundo Irineu Serra cristianizou as tradições caboclas e xamânicas da bebida sacramental ayahuasca, conhecida desde antes dos incas e rebatizou-a com o nome de Daime, significando, com isso, a invocação espiritual que deveria ser feito pelo fiel, ao comungarcom a bebida: Dai-me amor, Dai-me Luz, Dai-me paz, etc.
Depois, foi para a cidade de Rio Branco, onde começou a trabalhar com um pequeno círculo de discípulos. Instalou definitivamente sua família e um grupo de seguidores na localidade denominada Alto Santo, onde trabalhou até fazer sua passagem em 6 de julho de 1971.

3. A RELIGIÃO

O Culto Eclético da Fluente Luz Universal é um...
tracking img