Esquizofrenia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é?
Trata-se de uma doença cerebral caracterizada pela perda parcial ou total do contato com a realidade, condição conhecida como psicose.
A esquizofrenia é uma doença funcional do cérebro que se caracteriza essencialmente por uma fragmentação da estrutura básica dos processos de pensamento, acompanhada pela dificuldade em estabelecer a distinção entre experiências internas e externas.Embora primariamente uma doença que afeta os processos cognitivos [de conhecimento], os seus efeitos repercutem-se também no cmportamento e nas emoções.
Sinais e Sintomas:
Os sintomas da esquizofrenia não são os mesmos de indivíduo para indivíduo, podendo aparecer de forma insidiosa e gradual ou, pelo contrário, manifestar-se de forma explosiva e instantânea.
Normalmente, a esquizofrenia semanifesta através de delírios, alucinações, alterações afetivas e alterações cognitivas.
Delírios: são crenças falsas que não se desfazem apesar de se tentar apresentar a realidade ao portador da doença.
Alucinações: são percepções que não existem, tais como vozes dentro da cabeça que comandam, comentam e dão ordens ao paciente.
Alterações afetivas: o paciente apresenta comportamentos inadequados aosestímulos que recebe (por exemplo, rir ao receber a notícia de morte de uma pessoa querida, ou chorar ao saber que fará uma viagem agradável de férias).
Alterações cognitivas: problemas para se expressar com a linguagem falada e escrita, esquecimentos e empobrecimento para a comunicação.
Mais Sintomas:
Estes podem ser divididos em duas grandes categorias: sintomas positivos e negativos.Sintomas positivos:
Os sintomas positivos estão presentes com maior visibilidade na fase aguda da doença e são as perturbações mentais "muito fora" do normal, como que “acrescentadas” às funções psicológicas do indivíduo. Entendem-se como sintomas positivos os delírios — ideias delirantes, pensamentos irreais, “ideias individuais do doente que não são partilhadas por um grande grupo”, por exemplo,um indivíduo que acha que está a ser perseguido pela polícia secreta, e acha que é o responsável pelas guerras do mundo; as alucinações, percepções irreais – ouvir, ver, saborear, cheirar ou sentir algo irreal, sendo mais frequente as alucinações auditivo-visuais; pensamento e discurso desorganizado, elaborar frases sem qualquer sentido ou inventar palavras; alterações do comportamento, ansiedade,impulsos, agressividade.
Sintomas negativos:
Os sintomas negativos são o resultado da perda ou diminuição das capacidades mentais, ”acompanham a evolução da doença e refletem um estado deficitário ao nível da motivação, das emoções, do discurso, do pensamento e das relações interpessoais”, como a falta de vontade ou de iniciativa; isolamento social; apatia; indiferença emocional; pobreza dopensamento.
Estes sinais não se manifestam todos no indivíduo esquizofrénico. Algumas pessoas vêem-se mais afetadas do que outras, podendo muitas vezes ser incompatível com uma vida normal. A doença pode aparecer e desaparecer em ciclos de recidivas e remissões.
Existem Cinco Tipos De Esquizofrenia:
Paranóide, é a forma que mais facilmente é identificada com a doença, predominando os sintomaspositivos. O quadro clínico é dominado por um delírio paranóide relativamente bem organizado. Os doentes com esquizofrenia paranóide são desconfiados, reservados, podendo ter comportamentos agressivos.
Desorganizado, em que os sintomas afectivos e as alterações do pensamento são predominantes. As ideias delirantes, embora presentes, não são organizadas. Alguns doentes pode ocorrer uma irritabilidademarcada associada a comportamentos agressivos. Existe um contacto muito pobre com a realidade.
Catatónico, é caracterizada pelo predomínio de sintomas motores e por alterações da actividade, que podem ir desde um estado de cansaço e acinético até à excitação.
Indiferenciado, apresenta habitualmente um desenvolvimento insidioso com um isolamento social marcado e...
tracking img