Esporte e ludicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 89 (22195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ludoeducação

Estamos aqui nessa modalidade de ensino a distância para ajudá-los em mais esta etapa de estudos e de suas formações profissionais, neste árduo, complexo, mas também desafiante e instigador caminho e cotidiano de “ser professor”. É com imensa alegria que nos apresentamos novamente para, agora na disciplina de Ludoeducação, darmos sequência aos estudos em nosso curso deLudopedagogia. Estamos aqui para ajudá-los a refletir e aprofundar seus estudos na temática da Ludoeducação, e nas próximas páginas, tais assuntos são organizados didaticamente com a intenção de que novos conhecimentos sejam acessados e comecem a fazer parte de seu dia a dia, no seu planejamento, nas suas intervenções pedagógicas, nas avaliações, e mesmo nas conversas informais que ocorrem em seu lugar detrabalho (creche, escola ou qualquer outro ambiente educacional). Além disso, é o momento, também, de refletir sobre os conhecimentos e experiências que você, como professor/a, vem acumulando e atuando. E então, vamos começar? Desejamos bons estudos e que o conteúdo presente nas próximas páginas fecunda excelentes reflexões! Carmen e Cristiano.

10

Ludoeducação

APRESENTAÇÃO
Caro(a)aluno(a), Bem-vindo(a) à disciplina Ludoeducação! Este é o nosso Caderno de Estudos, material elaborado com o objetivo de contribuir para a realização de seus estudos e para a ampliação de seus conhecimentos e reflexões sobre as questões ligadas à ludoeducação. Mais adiante, na sequência, você saberá melhor o que vem a ser este “termo” e o que isso tem a ver com nossa práxis pedagógica! Cabe a vocêadministrar a forma e o tempo que dedicará para seus estudos, com o objetivo de aprofundar os temas aqui tratados, procurando sempre relacioná-los aos demais já trabalhados no decorrer do curso. Lembre-se, porém, de que há um prazo limite para a conclusão dos estudos. Você deverá realizar as avaliações presenciais nas datas previstas no cronograma do curso. Os capítulos foram organizados de formadidática e complementar. Eles apresentam os textos básicos, com questões para reflexão e indicam outras referências a serem consultadas, para ampliar as possibilidades de aprendizagem. Inicialmente você saberá um pouco mais sobre o espaço do lúdico na educação; depois, traremos da importância dos jogos e brincadeiras na identidade e autonomia das crianças; seguindo, abordaremos sobre o planejamento naeducação, tendo a criança e o lúdico como foco; e por último, falaremos sobre a ludoeducação acontecendo, ou seja, os jogos e brincadeiras nas suas possibilidades práticas. Desejamos a você um bom trabalho e que aproveite ao máximo o estudo dos temas abordados nesta disciplina! Não se esqueça de “viajar” pelos links sugeridos, eles podem despertar mais curiosidade ainda e permitir que a aventurado conhecimento seja sempre mais intensa e enriquecedora!

11

Ludoeducação

INTRODUÇÃO
Sabemos que desde o advento da modernidade a educação da infância e a educação escolar são termos que estão imbricados. Por isso, atualmente, quando tratamos da educação de crianças, da infância, já nos remetemos à educação escolar. E quando se trata de tal assunto, logo nos reportamos a outros pontosque nos parecem óbvios, a importância do lúdico, de uma educação lúdica, seja na Educação Infantil, e mesmo nos anos iniciais do Ensino Fundamental. E, então muito se fala do espaço do lúdico na escola. Contudo precisamos tratar de tal questão com seriedade, e não apenas como uma “coisa dada”, já que se apresentam de forma complexa e muitas vezes, paradoxal. Em outro momento de nossos estudos,discutimos o conceito de lúdico e ludicidade, e vimos que não podem, de maneira alguma, serem confundidos com mera espontaneidade, principalmente, quando falamos da educação formal, escolar. E mesmo aí, não se pode utilizar o termo, simplesmente, como mero “recurso instrumental”, “pedagógico”, recorrendo a jogos e brincadeiras, como meio para atingir fins. Mas sim como algo social que se constitui...
tracking img