Esporte na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO: O presente trabalho utiliza vários referenciais teórico-práticos inerentes à área de Educação Física. Pretende-se com este enfoque identificar e compreender quais fatores são preponderantes na maneira de pensar de um determinado grupo. Isso porque a cultura oferece subsídios para explicar as ações do homem no mundo. No primeiro item será abordado o esporte enquanto conteúdo pedagógiconas aulas de Educação Física no que diz respeito a seu processo ensino-aprendizagem, sua importância e sua realidade no meio escolar. A pesquisa procura mostrar a influência cultural que há nos conteúdos de Educação Física e como os mesmos se expressam nas predileções dos alunos, na sua maneira de pensar e agir. Analisa ainda o futebol enquanto prática inserida na sociedade e no âmbito escolar,procurando determinar e justificar fatores preponderantes no fascínio por tal modalidade. E finalmente, na sessão destinada às conclusões, verificou-se que os professores desempenham papel fundamental no desenvolvimento do conteúdo futebol, uma vez que são responsáveis pela inserção do mesmo que já se encontra incorporado na cultura da sociedade, aliando a este conhecimento popular valoressócios-políticos-econômicos.
Palavras-chaves: Cultura; Esporte; Futebol.
INTRODUÇÃO O futebol está integrado na cultura brasileira, portanto e inserido de forma sistemática no âmbito escolar como conteúdo da disciplina Educação Física. Diem (1977, p.57), aborda que “os padrões culturais de cada povo refletem igualmente na modalidade desportiva que se vai praticar”. O presente estudo tem como objetivoidentificar os principais fatores que influenciam na opção pelo futebol, levando em consideração os elementos culturais que interferem no comportamento e maneira de pensar de um grupo, enfatizando ainda a importância do esporte como fator coadjuvante no processo educacional.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ESPORTE A Educação Física Escolar através da iniciação esportiva oportuniza ao indivíduo oaprendizado de várias modalidades, envolvendo autoconfiança, cooperação e socialização, deve- se seguir princípios de ordem metodológica e pedagógica.
A Educação Física tem papel importante na formação global da personalidade da criança e do adolescente, assegurando-lhes autonomia individual e sua integração no meio social e que utiliza como meio no processo educacional os exercícios físicos, osjogos e os desportos, cuja finalidade é de contribuir para adaptação biológica e social do indivíduo (BARROS, 1970, p.09).
Partindo de tal pressuposto, levantamos a seguinte reflexão, a de que o esporte não é apenas uma área de ordem motora, mas através deste é possível estudar seus fundamentos técnicos, seu enraizamento social e sua significação cultural no qual o mesmo está inserido; nestecontexto a educação física escolar não pode ser baseada somente no aspecto motor do indivíduo,mas sim em sua totalidade, um ser no mundo, que pensa, que sente e que age. Para Gonçalves (1994 p.141):
O movimento humano é mais do que o resultado da atuação das forças fisiológicas ou biomecânicas, ou de um processo de aprendizagem motora, e sim é o homem como um todo que se movimenta.
ANAIS do IIEncontro de Educação Física e Áreas Afins Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Física (NEPEF) / Departamento de Educação Física / UFPI ISSN 1983-8999 26 e 27 de Outubro de 2007
A Educação Física não deve priorizar apenas o aspecto físico. Neste sentido oprofissional deve estar sempre voltado para o desenvolvimento global dos seus alunos, tornando-os seres conscientes e críticos, inseridos nesta sociedade tão abrangente da qual ele é parte integrante e resultante. O esporte, como conteúdo das aulas de Educação Física deve estar inserido em um contexto maior, abrangendo desde sua história, evolução, contextualização sócio-político- econômica, fundamentos,...
tracking img