Esporte na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
PREFEITURA MUNICIPAL DE ECOPORAGA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

PROJETO: ESPORTE NA ESCOLA

[pic]

ECOPORANGA – ES
2011
IDENTIFICAÇÃO:

PROJETO: ESPORTE NA ESCOLA
PROPONENTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ENDEREÇO: Rua Suelon Dias Mendonça, nº 20
TELEFONE: 0XX27 3755-2900
CNPJ: 27.167.311/0001-04

→ RESPONSABILIDADE PELAELABORAÇÃO DO PROJETO:
Secretaria Municipal de Educação e Cultura:
• José Carlos Canal (Secretário Municipal)
• Célio Alves Ferreira (Pedagogo)
• Maurício Eugênio da Silva (Professor)
• Rômulo Bermudes Figueiredo (Coordenador de Esportes)

→ EQUIPE RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO PROJETO:
• Maurício Eugênio da Silva (Professor)
• Rômulo Bermudes Figueiredo (Coordenador de Esportes)
• ThiagoCaldeira Rosa Cabral (Chefe de Esportes)

→ PERÍODO:
• 01/02/11 a 31/12/11.

ECOPORANGA – ES
2011

OBJETIVO GERAL:

Propiciar por meio da prática esportiva, a melhoria na qualidade de vida das crianças e adolescentes em idade escolar através do esporte, com o foco na interação social, rendimento escolar, prevenção ao uso de álcool, drogas, DST’s e exposição a riscos sociais.

OBJETIVOSESPECÍFICOS:

• Contribuir na formação moral do indivíduo;

• Oferecer momentos de lazer e entretenimento aos participantes;

• Aprimorar o desenvolvimento físico e intelectual através do incentivo a uma prática de vida saudável;

• Proporcionar atividades integradas ao aluno no contra-turno escolar.

JUSTIFICATIVA:

O projeto: “Esporte na escola!”, surge da necessidade em atender a umademanda crescente de estudantes que necessitam de mais alternativas em termos de prática esportiva no município de Ecoporanga. Neste sentido o poder público atuará através de um projeto coordenado pela divisão de esportes da SMEC em parceria com o setor pedagógico, iniciativa privada e órgãos de saúde e justiça do município. O objetivo é atender a demanda oferecida pelas escolas da rede pública,propiciando treinamento esportivo em futsal e futebol de campo, contemplando alunos e alunas que praticam esportes de forma não orientada e sem o material esportivo adequado, ou até mesmo tendo como orientadores pessoas sem a qualificação técnica necessária para prestar um atendimento e o apoio necessário ao desenvolvimento correto da atividade esportiva. Através dos treinamentos em futsal e futebolde campo, poderão ser montadas equipes regulares que representarão o município em competições regionais, pois haverá um trabalho específico em fundamentação técnica em futsal e futebol de campo. Os treinamentos visam aperfeiçoar o passe, domínio de bola, marcação, tática, preparação física e conduta esportiva. Através do esporte, o inscrito poderá aprender a driblar as dificuldades da vida elidar com vitórias e derrotas, ou seja, transferir a metáfora para o ambiente familiar, o local de trabalho e manter uma conduta de craque na vida em sociedade.
A culminância do projeto contempla também a atuação do educando e seu rendimento escolar, que deverá manter-se em níveis aceitáveis (média escolar), sendo que será desligado do programa alunos que não estejam atendendo as expectativas dosprofessores quanto ao comportamento, participação, assiduidade e indisciplina em sala de aula, que é a de contribuir para a construção do caráter do indivíduo. O projeto atende também uma das metas que constam no PAR (Plano de Ações Articuladas), exigido pelo MEC, que trata da necessidade do desenvolvimento de atividades integradas no contra-turno do aluno, para que este passe todo o tempo ocupadocom atividades que venham a contribuir com a formação plena do cidadão, evitando expô-los a riscos sociais.

METODOLOGIA:

Os treinamentos esportivos em quadra e campo serão desenvolvidos nos seguintes locais: Ginásio Poliesportivo (futsal) e Estádio Municipal (futebol de campo). O projeto será executado diariamente nos períodos matutino e vespertino no contra-turno escolar quando não houver...
tracking img