Espiral logarítmica -curiosidades.doc transferido com sucesso

1111 palavras 5 páginas
Espiral Logarítmica

A forma espiral pode ser encontrada na natureza, por exemplo, no miolo das margaridas, nas teias de aranha e até nas galáxias e nebulosas do Universo. A espiral Logarítma, um tipo especial de espiral, está presente na carapaça do náutico (molusco encontrado nos oceanos Pacífico e Índico), como também nos chifres de alguns animais.

[pic]

Sob aspecto matemático, a espiral logarítmica foi descoberta por René Descartes (1596-1650), matemático francês, estudada de maneira independente pelo físico italiano Evangelista Torricelli (1608- 1647). James Bernoulli (1654-1705), matemático suíço, deu-lhe a denominação de Espiral Maravilhosa.

O nome espiral logarítmica foi criado pelo matemático Francês Pierre de Varignon (1654-1722), em decorrência da proporcionalidade existente entre ângulos formados por elementos dessa espiral e seus logaritmos.

• Onde é possível identificar a espiral logarítmica na natureza?

Os terremotos e a escala Richter

Belos e dramáticos. Assim, costumam ser considerados quase todos os fenômenos da natureza de grande magnitude. Maremotos, furacões, erupções vulcânicas e terremotos, dentre outros, sempre nos impressionam, tanto pelo espetáculo visual quanto pelo poder de destruição.

O Tremor de terra que aconteceu no Peru em 1970, por exemplo, provocou o desabamento de um pico nevado da Cordilheira dos Andes. Em poucos minutos a cidade de Yungay foi soterrada por uma massa de gelo que se deslocava a 330 Km/h e deu origem a uma camada de 27 milhões de metros cúbicos de entulho, causando a morte de 30 mil pessoas.

Embora os terremotos não sejam muito frequente, seu número vem aumentando nos últimos séculos. O movimento brusco e repentino de partes da superfície da terra, chamadas placas tectônicas, sobre o manto (rochas sólidas e derretidas) é o

Relacionados