Projeto de pesquisa na politica para o idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]























































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 Desigualdade social 4
2.1 estado de natureza 4
2.2 governo 4


3 desigualdade social em Pimenta Bueno 5
3.1 Combate a desigualdade na região 5
3.2 Soluções para a redução dadesigualdade 5
3.2.1 Gráfico 6
3.2.2 Gráfico 6

4 Quadro referente a politica, com base no pensador John Locke 7

5 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de Pesquisa Utilizado na Coleta de Dados 10

ANEXOS 11
ANEXO A – Título do Anexo 12
INTRODUÇÃO


O objetivo do presente trabalho, é apresentar o significado da desigualdade social, como também,resumidamente, suas primeiras manifestações na sociedade. Tendo como base a teoria de John Locke.
As principais influências e idéias de Locke, que foi um importante filósofo inglês nascido em 1632 na cidade de Harlow, suas principais idéias foram, empirismo e o liberalismo. Suas principais obras foram ”Ensaio acerca do Entendimento Humano”, “Primeiro e o Segundo Tratado Sobre o Governo Civil”, obras estasque foram fundamentais para a Inglaterra e também para a Europa. Período em que a Europa possuía várias monarquias absolutistas.
Diante das problemáticas da sociedade da região, apresenta-se também resultado positivo, como na redução da pobreza. A questão problemática da região que será destacado é a falta de investimento na área da saúde e a má distribuição de renda, que é tratada com descaso nãosó na região, mas sim em todo o país.

Desigualdade social

Com a origem dos grupos sociais trouxe consigo uma série de benefícios ao individuo, dos quais se destacam a busca de alimento para sobrevivência, a defesa, a propriedade, e as expressões culturais. O homem era dono da sua força de trabalho, ao qual supria as necessidades. Cada grupo possuía sua própria maneira deexpressar, seja na maneiras de se comportar (hábitos e costumes), na convivência com o próprio grupo, ou até mesmo com outros grupos. Segundo Locke, o ser humano foi criado para viver numa sociedade, gozando de liberdade e de igualdade perante a sociedade.
O direito a propriedade, e o trabalho foram um dos fatores para o início das desigualdades. A partir do momento que os indivíduosestivessem inseridos em uma sociedade dividida em classes, a trabalhar como artesão e posteriormente assalariado e desempenhar seus papéis sociais, surge à questão do merecimento. Em que uma minoria por desempenhar certa função social, merecia ter uma rentabilidade maior que outra parte da população, que vendia a força de trabalho, recebia o mínimo para a sobrevivência. Esta distribuição de rendaera injusta, causando a concentração de renda nas mãos da alta sociedade; ou também dos burgueses, e o aumento da exploração do trabalho. Contrariando a idéia de igualdade em que toda pessoa possuía o direito natural à propriedade e a liberdade defendida por Locke. Defende ele a sociedade que utiliza a razão como um bem comum e por ele construir uma sociedade igualitária e usufruir dos resultados. Eo governo surge como a garantia do bem estar a todos, através do contrato social pré-estabelecido.
As desigualdades não são acidentais, mas uma conseqüência dos conjuntos de relações que abrange a vida social. É também o resultado do descaso do Estado e sua ausência nas questões fundamentais para se ter uma sociedade igualitária, que são a educação, a saúde, geração de emprego erenda. É fundamental que todos os componentes da sociedade avaliem os seus representantes, participem das decisões e expressem suas indignações. É preciso que os cidadãos se manifestem para que suas vozes sejam ouvidas, mesmo que muitas vezes isso não se torne uma realidade.




2.1 Estado de natureza


Para Locke, esta expressão refere-se a liberdade natural do...
tracking img