Psicologia psicanalista e behaviorista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Psicanalista

1. A Origem da Psicanálise
No ano de 1995, a Psicanálise completou um século como a ciência do Inconsciente. Apesar de não ser uma ciência no sentido cartesiano, trata-se de um método de pesquisa e de tratamento dos transtornos psíquicos. A psicanalise inicia o seu curso, fundamentada na Neuropatologia e gradativamente aprimora os seus conhecimentos com a participaçãodos psicanalistas.
Inicialmente, nas suas pesquisas, Freud (1895) percebeu que a maioria dos pacientes apresentava distúrbios e queixas de natureza histérica. Relacionados há sentimentos reprimidos com origem nas experiências sexuais perturbadoras. Deste modo formulou a hipótese de que a ansiedade manifestava-se nos sintomas, conseqüência da energia da libido, de transtornos ligado à sexualidade.Dessa forma, a energia reprimida expressava-se por meio de vários sintomas, de modo inconsciente devido à repressão, como um mecanismo de defesa psicológica.
Assim surge a Psicanálise, como o objetivo de tratar os processos mentais inconscientes e ocupar-se do desequilíbrio mental. Uma teoria que trabalha a estrutura e o funcionamento da mente humana, por meio de um método de análise docomportamento. Percebida como uma ciência, uma doutrina e uma filosofia, a psicanálise é também um método terapêutico para tratar das doenças de natureza psicológica sem motivação orgânica. A partir da prática clínica de Josef Breuer (1842 – 1925) e de Sigmund Freud (1856 -1939) ocorrem à valorização, o aperfeiçoamento da técnica e o reconhecimento público e científico.
Segundo Freud (1895) a psicanáliseé um método terapêutico utilizado para tratar os distúrbios psíquicos a partir da investigação do inconsciente. Para desenvolvê-la fundamenta-se na teoria de Breuer (1895) no pensamento filosófico de Platão (428/27 - 347 a.C.), de Arthur Schopenhauer (1788 -1860) e na sua experiência profissional. A teoria possui um corpo doutrinário de conhecimentos, como a estrutura tripartite da mente, as suasfunções, os tipos de personalidade, a teoria do inconsciente, o método terapêutico da catarse e toda a filosofia pessimista da natureza humana. Sendo que, os dilemas são processos subconscientes que permitem a mente encontrar uma solução para os conflitos ao nível da consciência.
No livro de Will Durant (1996), História da Filosofia, Vida e idéia dos grandes filósofos. O autor salienta que Platãoantecipou a psicanálise e aponta um grave problema no estudo da psicologia política, devido à carência de pesquisas quanto aos sonhos, os vários apetites e os instintos humanos com relação ao contexto. Nos estudos Platão (428/27 - 347 a.C.) divide a motivação das ações humanas em três fontes principais: o desejo, a emoção e o conhecimento. E conclui que o desejo, o apetite, o impulso, o instintoconstituem a emoção, o entusiasmo, a ambição, a coragem, e constituem a outra fonte: o conhecimento, o pensamento, a inteligência, a razão. Nessas três fontes principais residem à conexão e a tensão entre a psicanálise e a filosofia. De um lado, o desejo, aquecido pela emoção que impulsiona a nossa vida, e do outro, a razão, que coloca freios aos nossos impulsos, instintos, ambições e entusiasmos.Para a psicanálise, os atos humanos ficam a mercê do inconsciente, algo que desconhecemos totalmente, e que acessamos por meio dos nossos sonhos ou da livre associação de idéias de acordo com o desejo.

2.1. Freud e a Psicanálise
Durante o início dos seus estudos sobre a neurose, Freud (1895) estabelece uma parceria intelectual com Breuer, da qual surgem os estudos sobre a histeria. Oencerramento precoce do tratamento de Anna O acontece devido ao choque produzido no psicanalista pela manifestação da transferência e da contratransferência que assustam Breuer (1895) e o levam a abandonar o caso.
Devido a isso, surgem na sua obra conceitos como a transferência, cujo conteúdo é sempre sexual, não peculiar a outro tratamento, mas a própria neurose. Dessa forma, o sentimento...
tracking img