Espinosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESPINOSA POR OSSOS CRANIANOS MAIS RESISTENTES.

O filme consegue fazer uma apresentação intensa e muito bonita sobre Espinosa. Um ser que defendeu a ideia de questionar o mundo e tudo, etodos, sem medo algum, perdendo pessoas pelo caminho e até mesmo se perdendo dentro de si mesmo! Um dos mais importantes racionalistas. Ele conhecido como o homem da razão acreditava que não haviarazão absoluta em muitas coisas, mas ouve um fator nótorio em ele acreditava, que me fez acreditar em sua absoluta razão: Multidões são governadas pelas suspeitas, crenças... e pelo medo. Como noRenascimento, Espinosa também pareceu defender no filme 3 questões: Surgimento do sujeito do conhecimento; Delimitação do objeto do conhecimento; A realidade pode ser matematicamente explicada.
UmaRealidade do passado e que há atualmente, não é favoravel ao poder que exista mentes pensantes. O periodo em que o ser humano passou a se importar com o que pensa, com questão importantes que o fezevoluir de maneira filosofica, matematicamente, artisticamente...Foi certamente no renascimento. Que marcou o Final da idade media, inicio da idade moderna. Onde como o nome mesmo diz : Resnacemos, paramuitas questões, que antigamente não podeia ser dito em voz alta nem para si mesmo na frente de um espelho. O homem passa a se ver mais no centro do universo e passa a dominar a arte do conhecimento,onde morreu o feudalismo e nasceu o capitalismo.
No filme Espinosa parte de um conceito muito preciso o de substância, isso é, de um ser que existe em si e por si mesmo, que pode serconcebido em si e por si mesmo e sem o qual nada existe nem pode ser concebido. Nossa como pensar pode ser enlouquecedor, certo? E totalmente perigoso já que na época em meados de 1659, Espinosa foiExcomungado, banido da sociedade de Israel por pensar, digamos assim! Já que pensar demais iria contra a Igreja que na época era vista como forma absoluta onde se deveria temer. E qualquer um que fosse...
tracking img