Antenas inteligentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTENAS INTELIGENTES




RODRIGO GONÇALVES LEOPOLDO









RESUMO
Este trabalho tem como objetivo a apresentação e explicação do termo “Antenas Inteligentes”. Haverá uma explanação acerca da estrutura, das principais características, e dos tipos de antenas mais usados nas comunicações sem fio. Será explicadomotivos pelos quais esse tipo de antenas são mais eficientes em relação àquelas que eram utilizadas nas últimas décadas, por fim, aplicações desse novo modelo de antena nas indústrias e no dia a dia da população serão apresentadas.





Palavras-chave: Antenas Inteligentes. Comunicação sem fio. Tecnologia.














INTRODUÇÃO
A atual condição da sociedade da Era Digital fezcom que todos dependessem cada vez mais de aplicações sem fio. Após algum tempo, com o aumento do uso desses aparelhos (celulares, internet sem fio, rádios), a comunicação começa a apresentar falhas e perca na qualidade da transmissão. A interferência que passava a prejudicar levou à pesquisa de formas alternativas para se transmitir dados, diminuindo a interferência entre canais de comunicaçãodiferentes. Dessa procura por novos metodos de transmissão surgiu, dentre outros, o conceito de antenas inteligentes.

Antenas Inteligentes são sistemas (conjuntos) de antenas que reagem às mudanças do ambiente dinamicamente, com o objetivo de fornecer um sinal de maior qualidade e gerar um melhor aproveitamento das faixas de freqüência nas comunicações sem fio.

O uso de algoritmos maiseficazes, aliado a melhorias significantes no hardware, fez com que a utilização de antenas inteligentes aumentasse consideravelmente na última década. As comunicações sem fio acabaram se tornando a área mais promissora para a aplicação das antenas, devido à qualidade das pesquisas que vêm sendo feitas, e à demanda daquele serviço por parte da população.


Os sistemas precursores das AntenasInteligentes, ainda largamente utilizados no mercado atual, são conhecidos por antenas convencionais. Esses aparelhos, existentes nos sistemas automatizados, são classificados sob dois termos principais: onidirecionais ou setorizados. Esses termos estão relacionados à forma de distribuição de sinal para o ambiente, por parte do referido aparelho.

A forma como o sinal é distribuído por esses modelosde antenas causa um desperdício de recursos, visto que a maior parte do sinal transmitido irradia em direções que não coincidem com a verdadeira posição do usuário, para quem o sinal é direcionado. Além disso, o sinal proveniente de um antena convencional poderá funcionar como interferência para outros usuários que não estejam utilizando esse sinal que chega a eles. Também há a interferênciasentida pela base emissora, que recebe sinais oriundos de vários usuários pelos quais ela não é responsável.

Nas situações que abrangem a necessidade de aperfeiçoamento das comunicações sem fio, e o contínuo processo de desenvolvimento de hardware/software, foi elaborado o conceito das Antenas Inteligentes, que será tratado a seguir.


CARACTERIZAÇAO DA ANTENA INTELIGENTE
Uma AntenaInteligente consiste em um sistema que engloba múltiplos elementos de antena e um processador de sinal, na maior parte das vezes, digital. Os elementos de antena são materiais especificamente configurados para a obtenção de maiores ganhos de qualidade na comunicação, dada certa frequência ou uma faixa de frequência. O processador é responsável por ajustar e calibrar a radiação e/ou os elementos da antena.Os elementos de antena processam os sinais adaptativamente, de modo a explorar melhor o canal de comunicação disponível no ambiente onde a transmissão é efetuada. Esse processamento dos sinais de entrada nos elementos ocorre principalmente através de variações (ajustes) na fase a na amplitude da onda. Todos os elementos de antena devem ser associados com o objetivo de se adaptar o canal de...
tracking img