Espeleologia em minas gerais - lagoa santa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capa...














































































































"Todos estes deslumbrantes primores da natureza são realçados pelos mais delicados ornatos tanto de formas fantásticas quanto de bom gosto, franjas,grinaldas e uma infinidade de outros enfeites, cuja enumeração seria fastidiosa e incapaz de dar idéia da beleza do conjunto àqueles que não o viram com os próprios olhos".
(Lund)

1. INTRODUÇÃO



A relação entre o homem e as cavernas data dos primórdios da humanidade. Muitos dos primeiros vestígiospré-históricos estão associados às grutas, com fósseis de até 500 mil anos, como os encontrados em cavernas da África do Sul e China. As cavernas eram utilizadas como abrigo e como local para rituais e sepultamentos. Na pré-história as cavernas foram os primeiros abrigos verdadeiramente eficazes contra o frio que reinava no período glacial. As inúmeras pinturas rupestres que podemos encontrar nestes locais,constituem por si só, prova da ocupação destes valiosos "apartamentos" naturais.Ao contrário de outros povos, o homem pré-histórico “brasileiro” não se aventura com freqüência no interior das cavernas.
Em nosso planeta, poucos locais ainda restam a ser descobertos e pesquisados pelo ser humano. O homem já superou as maiores montanhas, já esteve no fundo dos mares, nos pólos e em quasetodos os lugares possíveis. Atualmente, um dos poucos lugares em que se pode estar, sem que ninguém ainda os tenha explorado são as cavernas.
O Brasil, dentre os países sul americanos é aquele que possui maior potencial cavernícola. Neste contexto, alguns estados brasileiros se destacam, dentre os quais Bahia, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Segundo Auler (2005: p. 36), “O Brasil é um paísmuito favorável para a descoberta de novas grutas. Temos apenas cerca de 4 mil grutas registradas mas nosso potencial é, no mínimo dez vezes maior.” Deve-se considerar ainda que muitas das cavernas que se tem conhecimento, são passíveis de exploração humana.
Este tipo de ambiente, proporciona um sentimento único, no qual seu explorador é tomado por uma curiosidade inquietante de saber oque há adiante, além da curva ou da galeria. Este sentimento proporcionará ainda muitas descobertas do ponto de vista espeleógico e paleontológico, através de novas estruturas cavernícolas, com sua peculiar fauna, além de milenares inscrições rupestres, e sua estrutura geológica intrigante.
Minas Gerais possui grande potencial espeleológico e paleontológico, destacando-se nacionalmente. Estepotencial se apresenta de forma muito expressiva na região que compreende o Circuito das Grutas, onde dentre outras localidades com potencial, estão Cordisburgo, terra de Guimarães Rosa, além de Sete Lagoas e Lagoa Santa, este último que se destacou neste cenário a partir dos primeiros mapeamentos sistemáticos de cavernas no Brasil, realizados em meados do Séc. XIX, pelo dinamarquês Peter WihelmLund e pelo norueguês Peter Andréa Brandt. Estes são municípios que abrigam muitas das principais e mais conhecidas cavidades naturais subterrâneas do Brasil.
As cavernas não estão isoladas na paisagem. Elas fazem parte de um relevo bastante particular denominado relevo cárstico. O nome carste tem sua origem numa região calcária da fronteira entre a Eslovênia e a Itália, denominada Kras,pelos eslovenos, e Karst, pelos alemães. A partir daí o termo se internacionalizou, passando a designar todas as regiões que apresentam feições semelhantes. Dentre as peculiaridades das regiões cársticas pode-se citar a ausência de rios superficiais, já que a maior parte da água corre em condutor subterrâneos, e o fato de a rocha ser dissolvida por água ácida gerando feições como lapiás, dolinas,...
tracking img