Aids

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aids
Sumário
Como se adquire a Doença
Outras Formas de contaminação
Diagnóstico
Tratamento
Tratamento específico
Medidas Gerais
Prevenção
Transmissão sexual
Transmissão por Sangue ou Derivados
Transmissão vertical
Transmissão acidental

Como se Adquire a Doença
O vírus da Aids se transmite de vários modos. Um deles, porém, se destacou: a infecção pelo ato sexual. Por que se dáuma atenção muito particular para essa forma de contágio?
O sexo é um componente de grande importância na vida humana. As relações sexuais estão ligadas não só á e produção, mas também á afetividade de cada um. Por isso, um grande número de pessoas está sujeito a contrair doença. Mas é preciso analisar com cuidado a ligação entre Aids e sexo para evitar conclusões apressadas e enganosas.
O HIVjá foi encontrado em diversas substâncias liquidas produzidas pelo corpo humano. Alguns exemplos são o sangue, a saliva, as lágrimas e o leite produzido pela mulher que amamenta um filho. Incluem-se nesses casos também o esperma e as secreções da vagina.
Dessa forma, os dois parceiros do ato sexual trocam entre si substâncias que servem de veiculo para o vírus. Essa troca acontece em lugaresparticularmente sensíveis do corpo humano.
Se um dos integrantes da dupla estiver contaminado, são enormes as probabilidades de que "passe" a doença para o outro. Mas é importante sublinhar: o HIV não pode aparecer do nada em nenhum desses parceiros.
Vamos supor um casal em que o homem e a mulher sejam virgens e que nenhum dos dois tenha sofrido qualquer outra forma de exposição ao vírus. Nessarelação, as possibilidades de contágio se reduzem a zero.
Como saber, porém, se um parceiro em potencial está contaminado ou não? Há portadores do vírus em que a doença ainda não se manifestou e dificilmente as pessoas se submetem a testes anti-HIV periodicamente.
O fato é que quanto mais parceiros, mais probabilidades de um contato com o HIV.
Por isso a promiscuidade, ou seja, o fato de semanter relações sexuais com grande quantidade de parceiros um dos fatores de risco na aquisição do vírus pela via sexual.
A promiscuidade facilita também a propagação de outras doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorréia e a sífilis. O organismo enfraquecido fica então naturalmente mais vulnerável á Aids.
Na relação entre um homem e uma mulher, qualquer um dos dois pode ser infectado.Mas o risco parece superior para as mulheres do que para os homens, isso porque o vírus está presente em maior quantidade no esperma do que nas secreções vaginais.
Mas se uma mulher for portadora do vírus e estiver com uma outra doença sexualmente transmissível, apresentar algum corrimento vaginal devido a inflamações, ou mesmo estar menstruada, a quantidade de vírus será maior, aumentando assimas possibilidades de ela transmitir a Aids para o homem.
Há indicações também de que a Aids pode ser transmitida através do sexo oral. O contato das mucosas da boca que são um tecido sensível com as secreções do órgão genital do parceiro torna possível que a contaminação ocorra.
Ao considerar a aquisição da Aids por meio de contato sexual, é fundamental levar em conta pessoas que procuram acompanhia do mesmo sexo: os homossexuais (o prefixo homo significa " igual" ).
Foi em homossexuais masculinos que se constatou inicialmente o aparecimento da doença. Ainda hoje, eles são considerados um dos grupos de risco, isto é, um conjunto de indivíduos mais sujeitos á contaminação.
Uma das razões é o fato de, num ato sexual desse tipo, a penetração ocorrer através do ânus. O pênis podeocasionar feridas no reto, ou ainda sofrê-las, durante a penetração anal, e essas lesões facilitam a transmissão do HIV.
Além disso, a mucosa do reto tem grande poder de absorção (o que explica o porquê de certos remédios serem utilizados sob a forma de supositório). No caso de homossexuais femininos, o risco de contágio é praticamente nulo, já que não ocorre a penetração.
Um outro dado...
tracking img