Proposta de implantação de um sga para o bca

606 palavras 3 páginas
1- INTRODUÇÃO
Em 2003 foi criado o Banco CEAGESP de alimentos, com o intuito de minimizar desperdício de alimentos, onde os permissionários doam alimentos que por algum motivo perderam valor comercial, mas continuam tendo valor nutritivo. Esses alimentos são coletados e posteriormente distribuídos para diversas entidades. Com o intuito de maximizar a eficiência da coleta e distribuição causando o mínimo impacto ambiental possível, a proposta é montar um Sistema de Gestão Ambiental que suporte tal demanda.
A coleta de dados para a elaboração de um Sistema de Gestão Ambiental adequado se dará através de visitas monitoradas e entrevistas com funcionários e colaboradores do Banco CEAGESP de alimentos.

2- PESQUISA DE FONTES SECUNDÁRIAS SOBRE TEMA
O atual trabalho baseia-se em Sistemas de Gestão Ambientais já implementados e na ISO 14001.

3- RESULTADOS DA VISITA TÉCNICA
A CEAGESP é um ambiente pesado, cheia de resíduos e frequentado por comerciantes e feirantes de baixa renda. O que mais surpreende quem vai ao local é a grande quantidade de lixo.
Na CEAGESP antigamente tinha um departamento de compostagem, que atualmente é feito por uma empresa terceirizada que fica em Campinas. Para essa compostagem são destinados 40% de todo o resíduo gerado na CEAGESP e os outros 60% são destinados ao lixo. Existem projetos em estudo até o momento que seria para transformar os resíduos em combustão ou orgânico.

4- PROPOSTA INICIAL DE INTERVENÇÃO
A proposta inicial de intervenção é a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental para uma barraca, permissionários, para depois ser expandidas para as outras ou para o banco de alimentos, visando a diminuição dos impactos ambientais causados pelos resíduos gerados em tais atividades. Inicialmente define-se o local na qual será implantado com o intuito de definir as dimensões que serão trabalhadas e os possíveis impactos ambientais causados pela atividade para depois se definir o escopo, a política ambiental e as

Relacionados

  • ABREVIATURAS
    60615 palavras | 243 páginas