Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTA

TRABALHO DE PESQUISA SOCIAL EM SERVIÇO SOCIAL

POR: PRISCILA DA SILVA GALVÃO

RIO DE JANEIRO
201

POR: PRISCILA DA SILVA GALVÃO
MATRÍCULA: 08201278

Qual o impacto do programa Bolsa Família na melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiárias do CRAS no município de Belford Roxo.TRABALHO DE PROJETO DE PESQUISA
APRESENTADO AO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
(NOITE) DA UNISUAM.

PROFESSOR (A): MARILDA NASCIMENTO

RIO DE JANEIRO
2012

SUMÁRIO2 DEFINIÇÃO DO OBJETO.............................................................................4
2.1. OBJETIVOS..........................................................................................4
2.2. JUSTIFICATIVA.....................................................................................5
2.3. BASETEÓRICA.....................................................................................6
2.4. METODODLOGIA..................................................................................6
2.5. CRONOGRAMA.....................................................................................6
3 AVALIAÇÃO FINAL.......................................................................................6
4 REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS..............................................................8

4
2 Definição do Objeto:
Realizar pesquisa com as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, a fim de detectar se tiveram melhoria na qualidade de vida, e se o programa tem contribuído para que tenham mais acesso a direitos básicos como saúde, educação, alimentação.

2.1 Objetivos:
Avaliar se o Programa Bolsa Família tem cumprido com seus principaisobjetivos, melhorar as condições de vida das famílias mais vulneráveis, enfrentamento de situações de extrema pobreza.

5
2.2 Justificativa:
O Brasil teve o maior índice de crescimento mundial do século XX, no entanto isso não se traduziu em redução das desigualdades sociais.
O Programa Bolsa Família (PBF) foi criado em 20 de Outubro de 2003 pela Medida Provisória nº 13, convertida na Lei nº 103836de 09 de Janeiro de 2004.
Em meu campo de estágio (CRAS) Rosani Cunha em Belford Roxo, pude observar que existe um número grande de famílias necessitadas de condições básicas como: moradia, saúde, alimentação e emprego. Achei interessante falar sobre esse tema, já que os usuários que vão até o CRAS são de baixa renda, um dos fatores que aumentam e muito as dificuldades dessas famílias é a pobreza.Através do cadastro único (CAD) que me permitiu reconhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das formas de acesso a serviços públicos essencial também, dados de cada um dos componentes da família.
São adquiridos alguns benefícios através desse programa, mas pode haver o risco de uma acomodação quanto a situação financeira e a família nãobuscar outras formas de melhorar de vida, é importante saber se PBF está fazendo com que as famílias pobres, tenham uma melhor situação financeira e se elas tem consciência que o benéfico é temporário e um dia pode acabar.
É importante dizer que os cadastrados precisam cumprir algumas determinações exigidas pelo programa para continuarem inseridas senão seus cadastros podem ser bloqueados,suspensos ou cancelados, realizando atividades educativas onde os mesmos serão conscientizados a cumprirem os compromissos firmados no momento do cadastramento no programa junto à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos Belford Roxo.
Dado a dimensão e a importância do PBF no combate à pobreza e a fome e na diminuição das desigualdades no País, é fundamental determinar e estimar o...
tracking img