Caracterizacao de aquifero carstico e estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CARACTERIZAÇÃO DE AQUÍFEROS CÁRSTICOS
A palavra carste é utilizada para designar aquelas regiões da superfície terrestre que apresentam características especiais do ponto de vista geomorfológico e hidrogeológico das quais destacam-se:
• A presença de extensas zonas sem correntes de águas superficiais, inclusive em climas úmidos;
• A ocorrência de depressões, maiores ou menores, cuja drenagemé subterrânea;
• A existência de cavidades no subsolo (simas ou cavernas) pelas quais circulam correntes de água subterrâneas;
• Pequeno valor de escoamento superficial;
• Complexa circulação de águas subterrâneas tanto nas zonas saturadas como acima da superfície potenciométrica do aqüífero;
• Normalmente a existência de zonas desnudas sem vegetação.
• Grande rapidez da infiltração daschuvas e outras águas superficiais;
• Anomalias na direção do fluxo de água com relação ao gradiente potenciométríco regional;
• Grande diferença entre a média e a mediana da distribuição estatística dos valores de permeabilidade em um mesmo aquífero cárstico;
• Muita variação de um lugar para outro dos valores do coeficiente de armazenamento e da transmissividade de um aqüífero cárstico.Estas características são o resultado de um processo, chamado de “carstificação”, no qual intervém diversos fatores geológicos. Neste processo existe um mecanismo básico que é a dissolução pela água de uma rocha carbonática (solúvel) fissurada. São peculiares aos carstes as entradas de águas de superfície em condutos localizados (sumidouros). Este modo localizado das infiltrações deve-se àgrande variabilidade espacial da permeabilidade e da capacidade de infiltração, que é muito maior nos meios cársticos que em outros meios permeáveis. Ao contrário de uma primeira impressão, as superfícies cársticas não apresentam relevos caóticos e desorganizados de dolinas, depressões fechadas e sumidouros, Um padrão organizado e estruturalmente condicionado sempre existem em todas as superfíciescársticas.(É difícil a sua identificação) Estes padrões, no entanto, variam muito dentro de uma bacia hidrográfica com grande extensão, ocasionando diversos compartimentos locais.

VULNERABILIDADE NATURAL EM AQÜÍFEROS CÁRSTICOS
A qualidade da água nos terrenos cársticos depende basicamente da composição química da rocha, dos fatores climatológicos e estruturais, além das atividades humanas, jáque os cársticos são considerados de alta vulnerabilidade. A sensibilidade (ou “vulnerabilidade”) de uma fonte de água subterrânea para os impactos humanos depende da capacidade de purificação do aquífero e do tempo de percolação das águas subterrâneas. Portanto, devido ao comportamento hidrológico heterogêneo de fluxo subterrâneo em aqüíferos cársticos, a água ao atingir uma fonte de poluiçãorepresenta a mistura de diferentes componentes ao aquífero (Tripet et al., 2000). Foster (1993) lembra que as águas subterrâneas, por se encontrarem total ou parcialmente confinadas, são geralmente mais protegidas da poluição que as águas superficiais, devido à presença de solo atuando como meio filtrante. Sobre esta questão Fristzsons et al., (2001) ressalta que a zona insaturada do solo constitui aprimeira linha de defesa a ser monitorada. Assim, os aspectos pedológicos precisam ser levados em consideração, numa avaliação de vulnerabilidade. No caso de aquíferos cársticos, a zona insaturada é muito mais efetiva no processo de atenuação de poluentes que a zona saturada, devido aos processos microbiológicos e físicoquímicos. Isto ocorre por que o sistema de fissuras das rochas calcáriasfacilitam a rápida penetração dos poluentes no aquífero (Fristzsons et al., 2001). Para Frantz (2005) a alta vulnerabilidade natural dos cársticos se atribui a velocidade de circulação da água subterrânea relativamente alta e sua escassa interação contaminante-rocha, o que provoca uma elevada capacidade de propagação neste meio.

VUNERABILIDADE A POLUIÇÃO

A poluição pode-se dar de diversas...
tracking img